Os novos Lamborghini Invencible e Autentica marcam o fim de uma era na marca italiana. Baseados no Aventador, os dois carros são os últimos equipados com um motor V12 sem nenhuma eletrificação, marcando o final da trajetória somente a combustão da empresa.
A nova dupla foi desenvolvida pela Lamborghini Centro Stile especialmente para seus donos. Os compradores, inclusive, participaram de todo o processo de desenvolvimento. O resultado gerou dois veículos exclusivos, mas que ainda assim lembram bastante o Aventador. Já que muitos painéis da carroceria foram aproveitados.
O Lamborghini Invencible é cupê, enquanto o Autentica é um roadster. Além dessa diferença óbvia, os dois contam com outras divergências na carroceria, principalmente na aerodinâmica traseira. O modelo fechado ostenta um grande aerofólio na parte de trás, enquanto que o conversível traz pequenas aletas em forma de barbatana.
Ambos contam com o mesmo conjunto óptico na frente e na traseira, com faróis e lanternas idênticos. A saída tripla de escape também é comum nos dois. E por mais que sejam carros exclusivos, os dois contam com o DNA típico dos modelos modernos da marca.
Por dentro, o painel apresenta mais diferenças em relação ao Aventador. As saídas de ar são todas em formato hexagonal, sendo impressas em 3D. O painel de instrumentos é digital e tem gráficos exclusivos para cada um dos veículos. O uso de camurça e fibra de carbono é abundante, mas não há nenhuma espécie de central multimídia para os supercarros. Afinal, um Lamborghini causa um outro tipo de entretenimento.
Para encerrar o ciclo do motor V12 sem eletrificação, a Lamborghini escolheu o propulsor de 6.5 litros aspirado do Aventador. São 780 cv de potência e 73,4 kgfm de torque. A transmissão é a automática de sete marchas com trocas sequenciais, enquanto que a tração é integral nas quatro rodas.
>> Lamborghini diz que não é a hora de um esportivo elétrico
>> Ferrari 296 GTB estreia no Brasil por módicos R$ 4,896 milhões
>> Audi quer fazer um SUV parrudo contra Classe G e Defender