Junto do lançamento do novo Peugeot e-208 GT, a Stellantis confirmou que a terá mais um modelo elétrico em seu portfólio. A ser lançada ainda em 2021, a van elétrica e-Expert será a primeira entrada de um modelo comercial desse porte no mundo dos veículos não poluentes. Ainda não foi confirmado, porém, se a Citroën ë-Jumpy também será oferecida.
Poucos detalhes acerca da van elétrica da Peugeot foram divulgados. A marca francesa ainda não confirmou se a e-Expert será vendida nas configurações furgão ou passageiros. Ou ainda se o modelo será importado da Europa ou se será produzido no Uruguai, como é o caso das versões diesel.
Lá na Europa ela conta com duas opções de baterias: 50 kWh com 18 módulos que resultam em 230 km de autonomia ou 75 kWh com 27 módulos que conferem 330 km de autonomia total. Já tempo de carga varia de acordo com o carregador utilizado, indo de meia hora a 45 minutos para preencher 80% das baterias.
Independentemente do conjunto de baterias escolhido, o motor é sempre o mesmo de 136 cv e 26,5 kgfm de torque. Segundo a Peugeot, são necessários 13,1 segundos para atingir os 100 km/h. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h para preservar as baterias.
Furgão ou van?
Lá na Europa o modelo conta com versões alongada e curta. Aqui no Brasil a Peugeot vende somente a variante mais longa do modelo com motor diesel, fazendo com que a escolha da versão elétrica deva recair sobre a variante maior. O lançamento ocorrerá ainda em 2021, mas sem data específica anunciada.
Vale lembrar que no Brasil há só mais dois furgões elétricos, mas com porte diferente da Peugeot e-Expert. A JAC oferece a van iEV750V, que tem tamanho de Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. Já o BYD T3 é bastante compacto, sendo equivalente a um Fiat Fiorino.
>>Peugeot e-208 GT 100% elétrico estreia no Brasil por R$ 244.990
>>Dodge, Peugeot e Alfa Romeo terão equivalente ao Compass em 2022
>>Citroën promete mais 2 carros além do C3 2022 pensados para o Brasil