O Jeep Compass 4Xe já está confirmado para o Brasil e a caminho. O SUV médio híbrido da Stellantis que faz 52,6 km/l pode ganhar um concorrente de peso em breve e que bebe bem menos gasolina. Revelado na Europa, o novo Kia Sportage Plug-in Hybrid é generoso na potência, mas não com o posto de gasolina.
Debaixo do capô ele carrega um motor 1.6 quatro cilindros turbo a gasolina semelhante ao usado pelo Hyundai Tucson no Brasil. A diferença é que a Kia fez algumas melhorias no processo de combustão, melhorou o resfriamento e diminuiu a fricção para aumentar a eficiência energética do motor.
Combinado a um motor elétrico, o Kia Sportage híbrido entrega 261 cv e 35,7 kgfm de torque com consumo declarado de 89,3 km/l. Comparado ao Jeep Compass 4Xe, o SUV médio sul-coreano é 21 cv mais potente e faz 36,7 km/l a mais. O Sportage roda até 77 km apenas com bateria, exatos 27 km a mais que o Compass híbrido.
A Kia já prometeu que terá mais carros eletrificados no Brasil para além do híbrido leve Stonic e do . Trazer uma versão híbrida do Sportage beneficiaria a marca sul-coreana com redução de impostos, além de um importante diferencial no mercado. O modelo já foi confirmado para o nosso país, mas não há ainda certezas sobre a motorização.
Hoje, o segmento de SUVs médios generalistas tem apenas o Toyota Corolla Cross e, futuramente, o Jeep Compass 4Xe como híbridos. Já na faixa de luxo, boa parte das marcas apostam em algum tipo de eletrificação. Na Europa, o Kia Sportage Plug-In Hybrid será vendido em quatro versões com preços entre R$ 257.370 e R$ 293.583.
>>Kia EV6 é melhor que todos os Kia já vendidos no Brasil | Impressões
>>Jeep Compass híbrido que faz 52,6 km/l é confirmado para o Brasil
>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação