O Kia Soul já foi o grande representante da marca sul-coreana. Descrito como o carro design pela Kia, o misto de hatch com SUV, o qual ninguém consegue encaixar em uma categoria, passou por mudanças visuais que o deixaram mais esportivo. Mas o corte de versões importantes mostra que talvez o Soul não seja mais a .
Antes da reestilização, a Kia havia ampliado a gama de versões do Soul com visual diferente. Havia o Turbo com preparação mais esportiva e motor 1.6 turbo, enquanto a X-Line trazia um certo ar de SUV a ele. As duas foram cortadas, enquanto o Soul elétrico não teve nenhum tipo de pronunciamento da Kia se ele continua ou não.
O que há de concreto é apenas a variante com visual normal do Soul vendida nas versões LX, S, EX, GT-Line e GT-Line Tech. Todas elas são equipadas com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 150 cv e 18,2 kgfm de torque. Outra baixa foi na opção de câmbio manual para o mercado norte-americano, deixando o Kia apenas com a transmissão CVT.
Fora da moda?
Ousado como sempre, o Kia Soul se renovou para ficar mais esportivo e atraente, mas deixou de seguir uma moda que até alguns de seus irmãos adotaram. Os faróis, que passaram a ser divididos nessa geração, foram unificados na reestilização. Dependendo da versão, há iluminação de LED ou lentes simples alógenas.
O para-choque agora tem uma larga abertura de ar com os elementos que formam o visual nariz de tigre típico da Kia. A adição de dois filetes em L na cor prata combina com os X na mesma cor na parte interna da grade. Atrás as lanternas ganharam novos contornos de LED e o para-choque agora traz saída de escape central e refletores verticais.
Por dentro poucas mudanças: nova central multimídia com tela maior, volante com logotipo novo e opções diferentes de cores e texturas. Nas versões mais caras, o Kia Soul pode contar com sistema de som Harman/Kardon que traz luzes de LED pulsantes que seguem o ritmo da música.
Não há planos, por enquanto, de que o Kia Soul volte a ser vendido no Brasil.
>>Mitsubishi Eclipse Cross 2023 busca um lugar ao luar | Impressões
>>Kia terá picape média diesel, gasolina e elétrica contra Toyota Hilux
>>Kia EV6 é melhor que todos os Kia já vendidos no Brasil | Impressões