Recentemente, a Jeep Gladiator 2024 foi apresentada nos Estados Unidos, e recebeu diversas melhorias em recursos de segurança e tecnologia. No entanto, uma ausência notável chamou a atenção, já que era esperado a estreia da versão híbrida plug-in da picape, com a tecnologia 4xe.
Diferente das expectativas, todos os compradores da Gladiator 2024 receberão o motor V6 Pentastar 3.6, conhecido por sua confiabilidade e potência. Esse motor produz 285 cv e 35,9 kgfm de torque. A opção híbrida plug-in 4xe terá que aguardar até pelo menos 2025 para ser oferecida na picape Jeep.
Durante um evento recente para a imprensa, o chefe da marca Jeep, Jim Morrison, confirmou que a Gladiator 4xe híbrido plug-in ainda está em desenvolvimento. Ele ressaltou que a Jeep tem sido clara em relação às suas intenções de eletrificar toda a linha Jeep até 2025 e que o trem de força 4xe vai liderar esse esforço. Com isso, é seguro afirmar que uma versão 4xe da Gladiator é esperada no futuro.
A expectativa é que a futura variante híbrida plug-in da Gladiator chame bastante atenção, especialmente pelos seus altos números de torque, potencialmente preenchendo a lacuna deixada pela descontinuação do motor a diesel.
Caso o Gladiator 4xe de 2025 adote o mesmo sistema PHEV atualmente presente nos modelos Wrangler 4xe e Grand Cherokee 4xe, podemos esperar uma potência de até 375 cv e torque de 65 kgfm, superando até mesmo o motor V8 Hemi 5.7.
Além disso, a eficiência do trem de força 4xe também pode estender a autonomia da picape de maneira considerável. O Wrangler 4xe, que possui um sistema similar, pode percorrer até 34 km apenas com eletricidade, sendo capaz de obter uma média de consumo de 20 km/l.
Isso representa um número significativamente maior em comparação ao Pentastar de 3.6 litros, que faz 7,2 km/l na cidade, 9,3 km/l na estrada e 8 km/l no ciclo combinado.
Por ainda estar em desenvolvimento e a linha 2024 da Gladiator já ter sido lançada, a tendência é que a picape híbrida estreie em algum momento do próximo ano, já como linha 2025 nos Estados Unidos.
>> Jeep Gladiator se despede do motor a diesel com versão especial