Em sua segunda geração, a Jeep e a Stellantis têm motivos para comemorar com o Compass, pois o modelo atingiu a marca de 450 mil unidades fabricadas. Desde 2016, o SUV médio da montadora norte-americana sai da fábrica de Goiana, em Pernambuco. Surpreendentemente, o marco foi atingido logo após cerca de 6 anos do início da produção brasileira do SUV.
O Compass pode sair da fábrica de vários países, entre eles China, México, Índia e Itália. Contudo, pertence ao Brasil o título de primeiro país a produzir esta geração do SUV maior que o Renegade. Por aqui, o público brasileiro pode conferir o modelo em seis versões diferentes, uma delas é a 4xe, híbrida do tipo plug-in.
Sempre figurando entre os modelos mais vendidos do mês, o Jeep Compass, detém até o momento mais de 42,8% de participação no mercado de SUVs médios, a frente de rivais como o Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Entre os sete primeiros meses de 2023, o SUV já acumula mais de 35 mil unidades comercializadas.
Jeep Compass tem diversos motores
A variante mais simples do Compass, o Sport, é equipada com o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ou seja, este é o mesmo propulsor de modelos como o Renegade, a picape Fiat Toro, o SUV-cupê Fiat Fastback, entre outros. Este motor trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Este SUV da Jeep conta com variantes como Sport, Longitude, Limited, Série S e Trailhawk e a já citada, 4xe.
Outra opção de propulsor é o 2.0 Multijet II, o qual além de ser diesel, rende 170 cv e 35,7 kgfm de torque. Neste caso, o câmbio é automático de 9 velocidades e tração nas quatro rodas. Por fim, a versão híbrida plug-in, tem o motor 1.3 turbo de 180 cv aliado com um propulsor elétrico de 60 cv. A potência combinada é de 240 cv e sua bateria de íons-lítio, com capacidade de 11,4 kWh, permite autonomia de até 44 km. O Compass híbrido plug-in é importado da Itália. O SUV médio da Jeep tem preços partindo de R$ 178.590.
O que você acha do Compass? Tem ou teria um na sua garagem? Conte nos comentários
>>Flagra: Jeep Compass já roda com motor de 272 cv da Ram Rampage