Não é somente uma fábrica no Brasil que se tornou bastante complicada nos últimos anos. Com Ford e Mercedes-Benz fechando plantas no país, a dúvida sobre alguns complexos com baixa produção foram alvo de dúvida sobre sua continuidade, como é o caso da planta da Jaguar Land Rover em Itatiaia, Rio de Janeiro.
Contudo, de acordo com informações obtidas pelo , o grupo britânico controlado pela indiana Tata não somente pretende continuar por aqui como planeja investimentos.
O governo do Rio de Janeiro revelou que a Jaguar Land Rover deve anunciar investimento de R$ 19 milhões em breve em sua fábrica. É uma quantia baixa para produzir um novo modelo, mas deverá ser suficiente para aplicar algumas mudanças no Discovery Sport.
O SUV de sete lugares é, atualmente, o único carro que a Land Rover fabrica no Brasil. O Evoque chegou a ser montado em nosso país, mas a mudança de geração não justificou os investimentos locais, o que obrigou o modelo a continuar como importado.
Rumores circularam sobre a fabricação do sedã médio Jaguar XE em solo nacional, mas as vendas nunca se justificaram e ele corre risco até de sair de linha lá fora. Enquanto a marca não divulga para onde todo esse dinheiro vai, o governo local luta para manter suas fábricas ativas.
Futuro de outras fábricas fluminenses
Reuniões e conversas foram feitas entre o governo do Rio de Janeiro e representantes do grupo Stellantis em relação à fábrica de Porto Real (onde são feitos carros da Peugeot e Citroën), assim como da Aliança para a fábrica da Nissan em Resende e da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que também fica em Resende.
Vale ressaltar que Stellantis e Aliança têm planos concretos para cada fábrica no Brasil. A Citroën já prepara o terreno para o SUV subcompacto que substituirá o C3, enquanto encerra a produção do hatch compacto e da minivan aventureira Aircross.
Já a Nissan passará a produzir também carros da Renault no complexo de Resende. Não se sabe ainda se essa fábrica será a responsável pelos SUVs da Aliança ou pelos compactos, já que a função será dividida com a planta de São José dos Pinhais, de onde saem hoje os carros da Renault.
>>Ford não deixará o Brasil, só não fabricará mais carros aqui
>>Mercedes não produzirá mais carros no Brasil e fábrica fecha
>>Ford Ranger ganha versão esportiva de rua com motor da Raptor