Enquanto no Brasil a CAOA lançará o (velho) Tucson de 2018 como modelo 2023, lá na China a Hyundai substituiu o modelo pelo inédito Mufasa. Com nome do pai de Simba, do filme Rei Leão, o novo SUV médio traz visual moderno, mas exótico. O motor, contudo, é o já conhecido 2.0 vindo diretamente do Creta.
Revelado em fevereiro pelo Ministério de Patentes da China, o Hyundai Mufasa só agora foi lançado oficialmente. O modelo tem 4,47 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,68 m de altura. Fora a altura que difere em 2 cm em favor do novo modelo, o restante das medidas é idêntica à do velho Tucson vendido no Brasil.
O motor é o mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado do Creta Ultimate e do N Line Night Edition. No caso do Mufasa, entrega 160 cv contra 167 cv do Creta (números maiores por conta do uso de etanol). A Hyundai não especificou qual a transmissão usada, podendo ser automática de seis marchas, CVT ou dupla embreagem com sete marchas.
SUV do Rei Leão
Visualmente o Hyundai Mufasa não tem qualquer tipo de inspiração nos leões do filme (caso tivesse, provavelmente pareceria um Peugeot). A frente se destaca pelos faróis estilo bumerangue os quais surgem no capô e vão até quase a base do para-choque, sem divisão. A grade frontal em X é igualmente enorme e exagerada.
Diferentemente do Tucson que tem perfil mais esguio e esportivo, o Hyundai Mufasa traz um estilo mais antiquado de SUV. A linha de cintura não é muito alta, permitindo uma área envidraçada maior. Na lateral, os para-lamas são destacados por vincos fortes próximos a eles. Já a parte inferior da carroceria tem detalhes em cinza junto dos tradicionais pretos.
Hyundai Mufasa [divulgação]
Circulo polêmico
A traseira talvez seja o ponto mais polêmico do Mufasa. As lanternas formam um grande oval conectado com uma placa preta dentro delas, onde está o nome Hyundai escrito ao invés do logo da marca. É o primeiro carro da fabricante sul-coreana a trazer o nome escrito na traseira ao invés do logotipo oval.
A tampa do porta-malas é rente ao para-choque, o que provocará constantes amassados no trânsito. Chama atenção o brake light no aerofólio formado por um pequeno friso vertical. Imagens do interior não foram divulgadas, mas é esperado que o SUV de cinco lugares tenha painel totalmente digital e central multimídia grande.
Vale ressaltar que o Hyundai Mufasa será vendido só na China por enquanto. Aqui no Brasil, seguiremos com o Tucson, que foi recentemente atualizado no nosso país com o mesmo visual que foi apresentado na Europa em 2018.
>>Hyundai HB20 chega à linha 2024, mas só em duas versões
>>Novo Hyundai Azera 2024 esbanja luxo e tem tecnologia de BMW
>>Hyundai Ioniq 5 ganha versão com roda em formato de Mickey