Embora os SUVs estejam em alta, a Hyundai não pretende abrir mão dos hatches tradicionais. Por isso, a montadora sul-coreana confirmou que vai desenvolver novas gerações para alguns compactos, como i10 e o i20 (equivalente ao HB20), além de anunciar que o i30 também estará nesse pacote.
A informação foi dada pelo chefe da Hyundai na Europa, Michael Cole. O executivo afirmou que a marca pretende manter todos esses veículos, pois não quer perder nenhum cliente. Dessa forma, mesmo que invista em SUVs e lance mais modelos com essas características, os hatches não serão deixados de lado para não afastar os compradores desses carros da marca.
Essa estratégia faz bastante sentido. Afinal, um consumidor frustrado pode desistir completamente de uma empresa e partir para a concorrência. Se a Hyundai deixa de atuar nesses segmentos, mas uma rival continua investindo nos hatches compactos e médios, é natural que os clientes migrem para a concorrência.
Sem contar que na Europa os hatches e carros compactos ainda são bastante consumidos, até mesmo pela proposta urbana. No entanto, como as leis europeias estão fechando o cerco para modelos a combustão, é certo que em algum momento essa gama de hatches vai ser transformada em veículos 100% elétricos.
E como o prazo máximo para motores a combustão na Europa é 2035, a tendência é que a próxima geração desses hatches tenha mais opções eletrificadas, e até mesmo totalmente elétricas. Como o i20 é uma espécie de HB20 do velho continente, bem que a Hyundai poderia aproveitar para desenvolver uma versão eletrificada do hatch brasileiro.
>> Hyundai Creta vira SUV mais vendido do Brasil e derruba Chevrolet Tracker
>> Hyundai revela teaser misterioso da nova versão do Creta
>> Flagra: novo Hyundai Accent deve inspirar 3ª geração do HB20