O Hyundai ix35 encerrou sua trajetória no Brasil. Lançado no país como importado em 2010 e nacionalizado três anos depois, o SUV deixou de ser fabricado na fábrica de Anápolis (GO). Sucessor do modelo, o New Tucson também teve sua produção paralisada, mas ainda tem chances de voltar à linha de produção.
A dupla teve a produção suspensa pelo mesmo motivo, já que seus motores não se adequam ao novo regulamento do Proconve L-7, que endureceu os limites de emissão de poluentes dos veículos e entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano. Porém, uma prorrogação de seis meses foi feita para os veículos que tiveram a montagem iniciada até 31 de dezembro de 2021, mas que não foi concluída por conta da falta de componentes específicos.
No caso do ix35, por ser um modelo mais antigo, as mudanças necessárias para regularizarem sua produção são mais difíceis de serem feitas.
E quem garante isso é a própria CAOA. Procurada pelo Auto+, a montadora informou que o ix35 segue sendo comercializado, já que ainda há estoque, e comentou sobre o futuro do New Tucson. “Os estudos sobre eficiência energética seguem ocorrendo para todos os nossos produtos. O Ix35 oferece maior dificuldade de atualização, mas segue sendo comercializado. Já o New Tucson é um modelo que deverá receber novidades e continuará sendo produzido”, diz o comunicado oficial da montadora.
Dessa forma, é possível afirmar que o veterano ix35 está aposentado, mas ainda há esperanças para o New Tucson. Terceira geração do SUV, seu lançamento no Brasil foi em 2016 e sempre foi oferecido com o motor 1.6 turbo de 177 cv e 27 kgfm de torque, que é acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. Atualmente, há duas versões disponíveis: GLS e Limited.
Já o ix35 utilizava o motor 2.0 flex aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. O câmbio é o automático de seis marchas. Só há uma versão disponível para o modelo, a GL.
Nova VW Amarok é flagrada camuflada em testes
Clone do EcoSport e do Corolla “Brad” são vendidos pela BYD na China