O Hyundai HB20 começou a ser exportado para a Colômbia. De acordo com a marca, o modelo fabricado em Piracicaba (SP) passou a ser enviado para o país vizinho. Assim como no Brasil, o mercado colombiano recebe a versão reestilizada da segunda geração do hatch e sedã, mas há diferenças.
A principal é o motor utilizado, já que o HB20 e HB20S de exportação são equipados apenas com o motor 1.6 aspirado, que não faz mais parte da gama dos modelos vendidos no Brasil. Calibrado para queimar apenas gasolina, ele rende 121 cv e 15,5 kgfm de torque.
Outra mudança é no nome das versões. O hatch é chamado de HB20 Edition Getz e o sedã de HB20S Edition Accent. E, conforme o editor do Auto+, João Brigato, tinha antecipado, a versão de exportação pode ser comprada em uma cor proibida para o mercado brasileiro – mesmo com o carro sendo fabricado aqui.
Há alguns dias, Brigato flagrou um lote dos carros nesta tonalidade, na Rodovia dos Bandeirantes. Questionada sobre a cor, se faria parte da linha 2023/2023 do HB20, a Hyundai oficializou “que o lote do HB20, em questão, são veículos destinados para exportação”.
Dessa forma, o consumidor colombiano pode comprar o compacto na cor Vermelho Chilli, mas os brasileiros não. A última vez que o HB20 foi oferecido com esta cor no Brasil, foi ainda na primeira fase da geração atual, com o visual polêmico. Agora que o desenho ficou bem melhor, não há mais a possibilidade de comprar o modelo com o tom.
>> SUV gigante Hyundai Palisade é registrado no Brasil
>> Hyundai Azera ganha edição com visual Star Wars
>> Chevrolet Onix derruba Fiat Strada em janeiro e volta ao reinado