Se 2023 foi excelente para o mercado automotivo eletrificado, 2024 promete ser ainda mais. Neste ano novo, muitas marcas chinesas vão aparecer, entre elas a Hozon Neta. Ela já atua na China desde 2018 e conta com um portfólio recheado de modelos eletrificados e com extensores de autonomia. Sua chegada promete balançar a BYD e a GWM.
A meta dos empresários da marca é vender cerca de 100 mil modelos em 2024 nos mercados internacionais. Além disso, nesse ano, a marca pretende entrar em mais de 50 países e a América Latina é um dos destinos. Desse modo, sua chegada ao Brasil é certeira. Atualmente, seu catálogo é composto pelos modelos Neta X, Neta GT, Neta Aya e Neta S. Cada um possui uma proposta diferente.
O carro mais novo dessa marca chinesa é o SUV compacto elétrico X. Esse Hozon mede 4,61 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,77 m. Para efeito de comparação, ele é maior que o Jeep Compass que é um SUV médio. Tem um motor elétrico de 163 cv 21,4 kgfm de torque. Sua velocidade máxima é de 150 km/h. Ele promete incomodar o BYD Yuan Plus e companhia.
Esportivo elétrico já teve registro no país
A nova montadora chinesa já registrou no Brasil seu cupê elétrico esportivo, o Neta GT. Com 4,71 m de comprimento e entre-eixos de 2,77 m, o modelo chama atenção por onde passa. Ele pode ter tração traseira e 231 cv ou tração integral e 462 cv. No primeiro caso, a autonomia é de 560 km e a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 6,7 segundos. Já no segundo caso, a autonomia é de 580 km e o 0 a 100 km/h é cumprido em 3,7 segundos. Seu estilo lembra ao primeiro olhar a Ferrari 458 Spider.
Desde 2022, a Hozon Neta tem expandido seus negócios, para os lados do sudeste asiático e Europa. Aliás, a marca já começou a produção em sua fábrica na Tailândia, a primeira fora da China, e tem capacidade para produzir 20 mil modelos anualmente. Os empresários da marca fizeram uma parceria com um dos maiores bancos europeus, para oferecer ao público local financiamento, seguro e mais serviços. Contudo, para o Brasil ainda não há previsão para início dos seus trabalhos, mas ele deve ser em breve.
Será que a Hozon Neta vai atrapalhar a vida da BYD por aqui? Conte nos comentários
>>Volvo repassa aumento de imposto e sobe preços no Brasil