Lançado no Brasil no final de outubro sem oferecer muita competitividade, o Honda ZR-V acabou de passar pelos exigentes testes de segurança (crash test) do Euro NCAP. O SUV médio, porém, não atingiu a nota máxima na avaliação. Das 5 estrelas possíveis, somente 4 foram conquistadas.
Certamente não dá para dizer que o Honda ZR-V foi mal ou que se trata de um modelo inseguro, pois a realidade está bem longe disso. Mas, para termos uma ideia de comparação, vale dizer que o BYD Dolphin, apesar de mais barato no mercado brasileiro, atingiu a nota máxima do Euro NCAP.
Honda ZR-V no crash test
Há alguns motivos plausíveis para o modelo da Honda não ter obtido a nota máxima no teste. Segundo informado pelo Euro NCAP, o problema é que a nota na proteção de adultos foi de 79%, enquanto o mínimo para ter 5 estrelas é 80%.
Nesse caso, a principal observação foi uma batida entre as cabeças dos passageiros dianteiros em colisão lateral, mesmo com a presença de um airbag central entre os bancos. Já os sistemas de segurança ganharam uma nota de 68%, abaixo dos 70% mínimos para as 5 estrelas.
Já para crianças, a proteção foi de 86%, enquanto para pedestres o Honda ZR-V atingiu uma nota de 81%. Vale ressaltar que a versão testada não é exatamente idêntica a vendida por aqui no Brasil. A motorização, por exemplo, por lá é do tipo híbrida.
Como é o ZR-V no Brasil
O lançamento do SUV médio da Honda ainda é muito recente em nosso mercado, estando disponível há menos de 2 meses completos. O grande problema é que por aqui ele é oferecido por altos R$ 214.500. E mesmo com um valor alto, seu conjunto mecânico ainda é bem tradicional.
Enquanto a maioria dos concorrentes já possuem motor turbo, a motorização do ZR-V é 2.0 aspirada. Ela tem potência de 161 cv e 19,1 kgfm, e trabalha em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT que simula 7 marchas. A tração é sempre dianteira.
Você esperava uma nota melhor do Honda ZR-V? Conte nos comentários.
>> Honda toma processo de revendedores após alteração nos preços
>> BYD Dolphin vai bem e ganha 5 estrelas nos testes do Euro NCAP