A Honda XRE 300 pode ter saído de linha no Brasil. Mesmo sendo um dos modelos mais populares da marca japonesa, e bastante desejada pelos consumidores de motos trail, a aventureira deixou de ser oferecida no site oficial, o que pode marcar o fim definitivo do modelo.
Na realidade, a XRE 300 até aparece no site, com a Honda fazendo a descrição da moto e detalhando as versões. Porém, onde antes ficava o preço, aparece a informação de que o modelo está temporariamente indisponível. Além disso, alguns sites informam que a distribuição foi interrompida, o que é um forte indício de que a produção de fato chegou ao fim.
Perguntada sobre essa interrupção, a Honda respondeu aos colegas do site que se trata de um problema temporário. De acordo com a fabricante, houve impactos não previstos na cadeia de suprimentos e que forçaram a interrupção do fornecimento da XRE 300. No entanto, não há nenhuma previsão de retorno.
Lançada em 2009, junto com a CB300 na época, a moto sofreu com os mesmos problemas de motor que sua irmã, e por pouco não foi tirara de linha mais cedo. A Honda demorou alguns anos para lançar uma correção definitiva, eliminando qualquer problema.
Sucessora da Honda XRE 300
Já faz algum tempo que algumas sucessoras são cogitadas para o lugar da XRE 300. É possível que uma nova Sahara seja feita, utilizando como base a nova geração da CB 300F Twister. Isso incluiria seu novo motor de 24,7 cv e o câmbio de seis marchas.
No entanto, isto é apenas um rumor, já que nada foi confirmado pela Honda. Mas como a XRE atual já tem um longo tempo de estrada, e toda a gama da fabricante japonesa esteja em um processo de atualização, pode ser que a aventureira de fato ganhe uma substituta em breve.
>> As três obscuras peruas do Honda Fit: Airwave, Partner e Shuttle
>> Shineray Jet 125 SS mira Honda Biz com preço mais baixo e visual similar
>> Yamaha NMax 160 ganha edição especial da série Mandalorian