Uma patente da Honda revelou que o sistema antiqueda da marca pode estar mais próximo da realidade. Já faz algum tempo que a empresa japonesa trabalha em um sistema que pode evitar a queda de suas motos, mas o avanço da tecnologia e da inteligência artificial pode facilitar a sua implementação.
De acordo com a patente, que utilizou uma Gold Wing para demonstrá-lo, haveria diversos sensores espalhados na moto para monitorar a inclinação. Caso o sistema detecte que a moto está prestes a tombar, o recurso entraria em ação para auxiliar o piloto a retomar o controle da situação.
O uso de inteligência artificial também ajudaria no processo, pois permitiria que o sistema de segurança fosse mais preciso. Para evitar a queda, a suspensão seria ajustada, de modo que voltasse para um nível seguro, e até mesmo um pequeno contrapeso ajudaria no processo, compensando a inclinação.
Já faz alguns anos que a Honda tem trabalhado neste sistema, com até mesmo alguns protótipos sendo bem-sucedidos nos testes. A marca japonesa acredita que esta seria uma boa forma de evitar acidentes mais sérios, podendo salvar a vida de inúmeros motociclistas pelo mundo.
Além deste sistema, a montadora tem trabalhado em diversos outros itens de segurança para suas motos. Já faz alguns anos que a Gold Wing conta com airbags, e novas possibilidades de bolsas infláveis têm sido estudadas pela Honda.
Outro recurso pensado pela fabricante é o de detecção de acidentes. Por mais que ele não evitaria uma colisão ou queda, sua função seria alertar as equipes de resgate caso detectasse que o piloto está inconsciente. Porém, por enquanto essas ideias são apenas patentes, o que não garante a implementação, mas ao menos as tecnologias estão em desenvolvimento.
>> Acura Integra Type S é um Honda Civic Type R sedã
>> Dafra NH 300 2024 é lançada para esquentar disputa no segmento trail
>> Honda XRE 300 some do site e pode sair de linha no Brasil