Já está registrada no Brasil a terceira geração do Honda HR-V. Com intenção de promove-lo de categoria, a marca japonesa já prepara o terreno para sua chegada. O HR-V 2023 deixará de brigar com Renegade, T-Cross e Kicks para partir para cima de Compass, Taos e Corolla Cross.
Registros feitos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) mostram que a Honda do Brasil deve adotar a nova geração global do SUV derivado do Fit. A marca já confirmou que a nova geração nos EUA terá estilo diferente e pode até adotar a base do Civic. Contudo, por aqui, os registros indicam que pode ser o modelo internacional.
É algo que faz mais sentido para a Honda brasileira, visto que o Civic não deve ser produzido aqui. Já o City e o City Hatch, já flagrados diversas vezes em solo nacional, usam a mesma base do novo Fit e, consequentemente, do HR-V 2023. Mas é interessante notar que a marca japonesa registrou duas dianteiras diferentes para o SUV.
A grade frontal filetada na cor da carroceria, ponto polêmico de seu design, está nas patentes do INPI. Outro formato é a grade com pontos cromados que destacam o logotipo da Honda, com desenho bem semelhante ao . É possível que as grades mudem de acordo com a versão ou a Honda ainda decidirá por uma delas.
Quase no Compass
Independentemente disso, a nova geração do Honda HR-V tentará justificar sua escalada de preço com mais luxo, já que as medidas pouco serão alteradas. Ele crescerá para 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,58 m de altura, com entre-eixos de 2,61 m.
Comparando ao atual HR-V o crescimento é de 1 cm no comprimento e 2 cm na largura. Entre-eixos e altura são os mesmos de antes. Assim, ele fica devendo ao Jeep Compass 6 cm no comprimento, 2 cm na largura, 4 cm na altura e 2 cm no entre-eixos.
Para evoluir, o novo Honda HR-V 2023 deverá contar com uma versão flex mais potente do motor 1.5 turbo. Hoje ele entrega 173 cv e 22,4 kgfm de torque, é oferecido somente na versão Touring, e não bebe etanol. A transmissão CVT também passará por atualizações. É possível que o motor 1.8 seja descontinuado.
>>Honda HR-V Touring fica mais caro que Jeep Compass e VW Taos
>>VW Taos pode ser a primeira pedra no sapato do Compass | Impressões
>>Corolla Cross é um dos 10 carros mais vendidos de junho por enquanto