Junto da apresentação do novo Accord e:HEV no Brasil, a Honda prometeu novidades eletrificadas no Brasil. A marca apostará em modelos híbridos no país em busca da diminuição da poluição no mundo. Globalmente, a Honda quer que 2/3 de seus carros vendidos até 2030 sejam eletrificados de alguma maneira.
Por isso, a marca japonesa prometeu que terá três carros híbridos no Brasil até 2023. O primeiro deles já chegou: o Accord e:HEV. Mas quais serão os outros dois? A marca não divulgou oficialmente quais serão, afirmando apenas que os modelos eletrificados serão todos importados. Com isso temos algumas apostas fortes.
Um que é praticamente certo é o CR-V e:HEV. Ele já está a venda na Europa e faz sentido dentro da gama de modelos da Honda. Hoje o CR-V é importado na versão Touring de R$ 239.900. Caso venha a substituir o Touring, como aconteceu com o Accord, o CR-V híbrido pode ficar mais barato por conta da redução de impostos.
Assim como o sedã, o SUV médio híbrido conta com três motores. Há um par de elétricos que entregam 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Há também um 2.0 quatro cilindros aspirado de 145 cv e 17,8 kgfm de torque. Mas o motor a gasolina é usado somente para carregar o sistema híbrido.
O que mais vem aí?
Enquanto o CR-V híbrido é praticamente certo para o portfólio eletrificado da Honda, o terceiro modelo ainda é dúvida. Existe a possibilidade de a Honda importar o Insight, que nada mais é que o Civic híbrido. O modelo já foi registrado no Brasil, mas nunca veio.
Ele conta com motor 1.5 de 109 cv e 13,6 kgfm de torque. Ele é combinado a um motor elétrico que provém 153 cv e 27,2 kgfm de torque em modo combinado. Ao contrário do Accord e:HEV e do CR-V e:HEV, o Honda Insight usa os dois motores ao mesmo tempo a maior parte do tempo.
Outra possibilidade é o novo Fit e:HEV. Como a Honda terá o City hatch como modelo de entrada por aqui e a nova geração do Fit ficou muito cara, uma versão híbrida pode ser a resposta. O modelo conta com motor 1.5 aspirado funcionando como gerador para o sistema elétrico – mesmo layout do Accord e:HEV.
No Fit, são 109 cv e 25,8 kgfm de torque. Segundo a Honda, ele chega a 27,7 km/l na cidade e atinge os 100 km/h em 9,4 segundos. O HR-V de terceira geração também tem uma versão híbrida com esse conjunto mecânico e pode ser uma das possibilidades de terceiro modelo eletrificado da Honda no Brasil.
Honda Sensing
Além de eletrificar seus modelos por aqui, a marca prometeu que terá o sistema Honda Sensing em todos os carros vendidos por aqui. O pacote, que já está no Accord e:HEV, traz piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção em faixa.
Ainda não se sabe como será a aplicação do Honda Sensing nos modelos nacionais. É possível que as novas gerações de City e HR-V, que já estão programadas para o nosso país, recebam o pacote nas versões topo de linha Touring. Já Fit, WR-V e Civic tem futuro incerto e dependem do que ocorrerá com a próxima geração de cada um.
>>Civic LX tem pouco custo e muito benefício – Avaliação
>>Accord híbrido chega ao Brasil fazendo 17,6 km/l na cidade
>>New Civic Si: como é dirigir o clássico em 2021? | Impressões