Pela primeira vez na história, o Brasil vai receber o novo Honda Civic Type R, que chegará para brigar diretamente com o Toyota GR Corolla, esportivo que também já está confirmado para o mercado brasileiro. No entanto, parece que o modelo da Honda vai sair na frente em termos de potência.
Os números de potência do esportivo foram divulgados nesses últimos dias. Porém, existem algumas variações neles, já que o Civic Type R japonês será o mais potente de todos. Serão 330 cv para o modelo do mercado japonês, enquanto que a versão americana vai ter 319 cv.
E é justamente o modelo dos Estados Unidos que interessa ao brasileiro, já que a versão que virá ao Brasil será importada de lá. Por isso o jeito será se contentar com a menor potência, mas que ainda assim é um número bastante relevante.
Até porque, esses 319 cv superam os 306 cv do GR Corolla. Entretanto, o hatch da Toyota tem tração integral, enquanto o Civic é movido apenas pelo eixo dianteiro. Só que ter tração nas quatro rodas é uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo, já que permite uma estabilidade e uma velocidade de curva maior, ao mesmo tempo que eleva o peso do carro.
Os 319 cv (ou 330 cv) do Type R são entregues por meio de um motor 2.0 turbo. A transmissão é manual de seis marchas e tem praticamente a mesma relação do modelo anterior. Já o rival da Toyota utiliza um motor 1.6 turbo, que também é associado a um câmbio manual de seis marchas.
Embora já estejam confirmados para o Brasil, ainda não há uma data precisa de quando os modelos vão desembarcar no país. Porém, isto deve acontecer em algum momento de 2023, o que deve marcar um novo capítulo na rivalidade entre Civic e Corolla. Mas agora na disputa de qual esportivo é mais divertido.
>> Toyota Corolla Cross usado no Japão vale o dobro do 0km
>> De novo? Honda HR-V ganha mais uma variante com outro nome
>> Flagra: Nissan Sentra 2023 virá para pegar órfãos do Honda Civic