Enquanto no Brasil a se prepara para produzir o novo HR-V, lá na América do Norte os planos são um tanto quanto mais eletrificados. E atente-se, eles vão refletir fortemente no Brasil. Prova disso é que a marca confirmou a produção do novo Civic Hybrid nos EUA, além do novo CR-V com variante eletrificada. Mas isso colocou o último prego no caixão do Civic G10.
É que junto da confirmação da produção do Civic híbrido nos EUA, a Honda anunciou o fim do Insight. O modelo, vale lembrar, não passava de um Civic de décima geração com visual revisado e elementos de estilo bastante próprios. Ele nunca foi vendido no Brasil, vale ressaltar.
É diferente do que acontecerá com o Honda Civic Hybrid de décima primeira geração. Ele teve sua produção confirmada nos EUA e será importado para o Brasil. A dúvida que paira é que o Civic hatch é produzido nos Estados Unidos, enquanto o sedã é feito no Canadá. A versão híbrida, por enquanto, existe somente na versão hatch na Europa.
Resta saber se a Honda produzirá o sedã na terra do Tio Sam para viabilizar a versão eletrificada ou se somente o hatch terá esse tipo de opção. Com isso, será que teremos então Civic Hatch no Brasil? Será o ressurgimento dos hatches médios, já que o Toyota GR Corolla será vendido por aqui e somente possui carroceria hatch?
Vale lembrar que na Europa ele conta com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de ciclo Atkinson que gera energia para o motor elétrico. O sistema é o mesmo do Accord e:HEV que era vendido no Brasil. No Civic a potência é de 184 cv e o torque de 32,1 kgfm – exatamente os mesmos do Accord.
CR-V híbrido vem aí
Outra novidade confirmada pela Honda é a nova geração do CR-V para esse ano. O SUV médio-grande estreará em breve por lá e terá versão híbrida como destaque. É possível, inclusive, que ele seja vendido somente com algum tipo de eletrificação. Isso explica a ausência dele no Brasil e a total falta de expectativa de retorno da atual geração.
O retorno do Honda CR-V ao Brasil deve ficar para 2023 ou 2024 já em versão híbrida, que se tornará a única opção do SUV por aqui. Vale lembrar que a Honda pode produzir o HR-V americano / Civic Cross para exportação e trazê-lo ao Brasil ou até fabricar o modelo localmente para ocupar um lugar que o CR-V já teve no mercado.
>>Honda registra novo SUV médio no Brasil: é o Civic Cross?
>>Citroën e Honda se tornaram marcas de um carro só
>>Novo Honda HR-V norte-americano tem design exclusivo revelado