A Honda apresentou três modelos de motos elétricas na China. Dentre as três versões apresentadas, a que mais chama a atenção é a Cub E, que seria uma espécie de Biz movida a eletricidade. Já as outras duas contam com um desenho mais exótico e diferente.
Na realidade, os modelos apresentados pela Honda são veículos puramente urbanos, sendo uma espécie de mobilete elétrica. Tanto que há até mesmo pedais, como nas bicicletas convencionais. No entanto, o motor elétrico ajuda o condutor a vencer subidas, ou até mesmo para andar sem esforço.
A Cub E teve o design inspirado na Honda Super Cub original, de 1958. Este modelo revolucionou o mercado na época e seguiu evoluindo ao longo das décadas, até chegar na atual Honda Biz, que é uma herdeira do legal da Super Cup. Por isso, mesmo sem ser de fato uma Biz elétrica, a Cub E compartilha da mesma linhagem.
Para mover o modelo, a marca japonesa optou por um conjunto elétrico pequeno e que faz a moto ter a velocidade limitada a 25 km/h. A autonomia é de cerca de 64 km, e a bateria suporta até 2 mil ciclos de utilização.
As outras motos também contam com visual retrô. A Dax E foi inspirada na Dax de 1969, que tinha uma proposta off-road. Seu alcance é um pouco maior, tendo 80 km de autonomia. Por último, a Zoomer E tem como inspiração um modelo mais novo, que é a Zoomer de 2002. Essa é a moto com a maior autonomia, podendo rodar até 90 km com uma única carga de bateria.
Por enquanto, o plano da fabricante é lançar essas motos apenas na China. Porém, a empresa afirmou que pretende revelar outras motos elétricas urbanas até 2024, sendo que essas seriam destinadas para outros mercados, como Europa, Japão e outros países asiáticos.
>> HR-V barato? Honda prepara SUV compacto de baixo custo
>> Honda vs. Shineray: briga entre as marcas ganha novo capítulo
>> Yamaha NMAX 160 2023 ganha conectividade e outras novidades