Apesar de todo estardalhaço feito com a compra da fábrica da no Brasil, a Great Wall está silenciosa nos últimos tempos. A marca chinesa ainda desenha seus planos de atuação no Brasil, mas alguns passos parecem estar traçados. No INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) a marca chinesa registrou o SUV Wey Macchiato e mais três carros.
Principal dos quatro modelos registrados pela Great Wall, o SUV médio Wey Macchiato que tem porte um pouco mais generosos do que de modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O modelo faz parte da marca Wey, divisão de luxo da Great Wall e que atua acima da Haval.
É difícil saber se a Great Wall posicionará a Wey no Brasil como marca intermediária entre as premium e as generalistas, em um movimento parecido com Peugeot e Jeep, ou se tentará a sorte contra Audi, BMW, Volvo e Mercedes-Benz. Até hoje nenhuma marca chinesa tentou isso, apesar da CAOA ensaiar a chegada da Exeed no Brasil.
Com o Wey Macchiato a marca chinesa tem um modelo com opção de motor 1.5 quatro cilindros turbo ligado a um elétrico, produzindo juntos 192 cv. Há ainda uma versão totalmente elétrica produzida pela Ora, mas que é batizado de Big Cat. Nesse caso, o motor entrega 204 cv.
Picapes Great Wall
Outro registro da marca chinesa é da linha de picapes Poer. A Great Wall colocou no INPI os desenhos da versão básica da picape média e também de uma variante off-road. A primeira será destinada ao trabalho, tem estilo mais simples, caçamba longa e poucos luxos.
Já a Great Wall Poer com pacote off-road será uma alternativa a modelos como Ford Ranger Storm, Chevrolet S10 Z71 e Nissan Frontier Attack. A chinesa tem grade frontal com visual agressivo em plástico preto, alargadores de para-lamas, para-choques recuados, santantônio tubular e até snorkel.
Ora Lightning Cat
O último dos Great Wall registrados no Brasil é o Ora Lightning Cat. Descrito por muitos como o mini Porsche Panamera elétrico, o modelo ainda nem foi lançado na China, mas está registrado no Brasil. Com estilo esportivo e levemente retrô, o modelo deve ser o mais caro e esportivo da Great Wall no país.
>>Exclusivo: Chery terá picape maior que a Fiat Toro em 2025
>>Tank 300 terá versão PRO com visual ainda mais bruto
>>GMW vai investir R$ 4 bilhões em Iracemápolis em cinco anos