Ainda que aqui no Brasil uma perua seja espécie rara e pouco vista nas ruas brasileiras, lá na Europa a situação é diferente. Com destaque para o segmento de luxo, muitas vezes as peruas vendem muito mais que seus equivalentes sedãs. Ciente disso, a Genesis, marca de luxo da Hyundai, resolveu entrar de vez nesse universo com a G70 Shooting Brake.
Derivada do sedã G70, a perua concorre diretamente com BMW Série 3 Touring, Audi A4 Avant e Mercedes-Benz Classe C Estate. Peruas, que vale lembrar, vendem bem mais que seus equivalentes sedãs na Europa. Como a Genesis está focada em ganhar terreno no Velho Continente, uma perua se fez necessário.
O porte é avantajado: são 4,68 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,40 m de altura e entre-eixos de 2,83 m. A Genesis não divulgou as medidas do porta-malas, mas diz ser 40% maior do que o do sedã por conta do novo layout interno.
Divisão de estilos
Visualmente a perua G70 carrega a mesma dianteira do sedã. Ela tem grade frontal larga em forma de coração. As entradas de ar no para-choque são largas e trazem a mesma trama cromada da grade. Faróis divididos se tornaram marca da Genesis e tem seu estilo repetido nas lanternas traseiras.
Por lá, as duas fileiras de luzes invadem a tampa do porta-malas levemente. O inscrito Genesis ganha destaque na tampa praticamente lisa. Para tentar honrar a alcunha de Shooting Brake (nome usado para peruas com estilo cupê), ela tem vidro traseiro bem inclinado acompanhado de um largo aerofólio – um layout que lembra a segunda geração da perua Subaru Impreza.
Saídas duplas ovais de escape acompanhadas de um falso extrator de ar deixam o visual da perua Genesis ainda mais invocado. Por dentro, bancos com costuras diamante e muito couro nos quatro cantos dão o tom certo de sofisticação. A central multimídia é flutuante e não substitui os comandos físicos do ar-condicionado como fazem alguns rivais.
Compartilhando todo conjunto mecânico com seu irmão sedã, a Genesis G70 Shooting Brake traz motor 2.0 quatro cilindros turbo de 249 cv ou V6 3.3 de 265 cv. Há ainda o diesel 2.2 quatro cilindros turbo de 199 cv. Todos os motores enviam diretamente sua força para as rodas traseiras, o que é bem divertido para uma perua.
>>Hyundai entrará na briga dos cupês esportivos com Genesis X
>>Hyundai parte para briga com BMW Série 3 com novo Genesis G70
>>Nova geração do Hyundai Creta estreia no Brasil no segundo semestre