Enquanto a Geely não conseguir comprar a Mercedes-Benz, fará tudo para se aproximar da marca alemã. Não faz muito tempo que o grupo chinês adquiriu 50% da Smart e gastou US$ 9 bilhões na compra de ações da Daimler para ter 9,69% do grupo. Agora, a dona da Volvo comprou uma parte da Aston Martin, que tem também uma parcela pertencente à Mercedes.
Vale ressaltar que a Aston Martin hoje tem três grandes sócios. O maior de todos é o presidente da empresa Lawrence Stroll com 18,3% da Aston. Depois vem o grupo de investidores privados Saudi Publi Investimet Fund (PIF) com 16,7%. Só depois a Mercedes-Benz, que é dona de 9,7% e fornece motores AMG a ela. Agora a Geely com 7,6%.
“Estamos orgulhosos em anunciar nosso investimento na Aston Martin e acreditamos que com nosso histórico bem estabelecido e ofertas de tecnologia, a Geely poderá contribuir para o sucesso da Aston Martin”. Comenta Daniel Donghui Li, CEO do grupo Geely.
O executivo ainda completa dizendo que “nós vemos potencial oportunidade de engajar e colaborar com a Aston Martin e continuar a executar sua estratégia para atingir, a longo prazo, um futuro sustentável e expandir sua rentabilidade”. Não é preciso ir muito longe para ver que, na parte financeira, a Aston está lutando para se sustentar há um certo tempo.
Valores da compra da Geely não foram anunciados, mas a maior fabricante de carros da China deverá investir forte na Aston Martin par garantir o futuro da marca britânica. Vale lembrar que hoje ela é dona de volvo, Polestar, Lotus, LEVC (taxis britânicos) e Proton. Além disso, criou as marcas Lynk & Co, Zeekr, Radar e Geometry.
>>Mercedes C63 AMG S perde motor V8 e se torna híbrido
>>Geely, dona da Volvo, vai lançar celular para concorrer com o iPhone
>>Mercedes EQS é insano, mas não um AMG de verdade | Avaliação