Os entusiastas das peruas podem comemorar, pois a Audi apresentou no Salão de Frankfurt a nova RS 4 Avant, perua que é herdeira “espiritual” da mítica RS2 Avant da década de 1990. Entre as novidades, a station de alto desempenho traz novo motor na onda do downsizing, ficando ainda mais veloz.
A perua abandona o motor V8 4.2 naturalmente aspirado para adotar o propulsor V6 biturbo de 2,9 litros, que gera os mesmos 450 cv da geração anterior, mas que compensa no torque: saltou de 43,8 kgfm para 61,1 kgfm. A perua utiliza transmissão automática de oito marchas (a caixa automatizada de dupla embreagem sai de cena) que manda a força do conjunto para a tração integral quattro.
Com essas especificações, a nova RS 4 Avant é capaz de ir da imobilidade aos 100 km/h em 4,1 segundos (antes era 4,7s) e alcançar a máxima de 250 km/h — podendo ir a 280 km/h com o pacote especial RS Dynamic. A Audi afirmou também que o modelo ficou 80 kg mais leve (total de 1.790 kg) que a geração anterior, o que resultou em maior economia de combustível e 17% menos emissões de CO2.
Em relação a A4 Avant, a esportiva RS 4 Avant traz visual agressivo composto pelos para-choques com entradas de ar generosas, rodas de 19 ou 20 polegadas e para-lamas alargados em 30 mm. Internamente, a perua segue a cartilha dos últimos lançamentos da marca e oferece o painel de instrumentos digital Virtual Cockpit, além do sistema head-up display que projeta informações no para-brisa como força g, torque e pressão dos pneus.
Quem quiser incrementar a perua poderá adquirir opcionais como controle eletrônico de suspensão, freios de cerâmica e amplas opções de acabamento interno (com detalhes em alumínio e carbono) por meio da divisão Exclusive.
A nova RS 4 Avant chegará à Europa no início de 2018 com preço a partir de 79.800 euros (R$ 297.709 numa conversão direta).
Veja mais:
>> Salão de Frankfurt: novo Duster é revelado por completo