Um dos carros com grande potencial, mas que fracassou feio, é o Kia Rio. O hatch compacto demorou tanto para ser vendido no Brasil que, quando chegou, ninguém comprou e morreu. Mas agora o destino do modelo também foi selado na Europa e na Austrália com a oficial morte do hatch compacto nesses dois grandes mercados.
De acordo com a , a Kia oficializou a morte do Rio com o fim da importação do modelo da Coreia do Sul, onde ele é produzido. O fim das vendas do hatch compacto na Europa também afetou a Austrália, segundo apuração da revista .
Como o Rio não será mais vendido no Reino Unido, a produção para mercados com direção na direita foi encerrada. Vale lembrar que a Austrália usa mão britânica, além de não ser um mercado grande suficiente para justificar a produção do Rio só para a terra do canguru. Com isso, a atual quarta geração do Kia Rio será a última na Europa, Austrália e única no Brasil.
Morreu de vez?
Por outro lado, o modelo seguirá em desenvolvimento e produção para outros mercados. Europa, Austrália e Brasil contam com o SUV compacto Stonic como um substituto indireto do Rio com mais sofisticação, preço mais alto e versatilidade. Para mercados em desenvolvimento, em especial México, China e Leste Europeu, onde o Rio vende bem, a nova geração virá.
O próximo Kia Rio deve surgir em 2024 ou 2025, já adotando porte mais generoso e possivelmente a mesma plataforma da nova geração do Kona. Essa base permite eletrificação total ou parcial e deve ser usada também pela terceira geração do Hyundai HB20, quando surgir em 2025 ou 2026.
>>Lamborghini mostra seus últimos carros com motor V12 raiz
>>Caminhonete da Kia será derivada de um velho conhecido
>>Kia Carnival deveria ser a nova princesa da Disney | Avaliação