Vez ou outra as montadoras saem da casinha com vans e minivans. Mas o caso da Ford Transit é único. Ela já contou com a versão Supervan criada com motores de carros de competição apenas para promover a linha Transit e mostrar o que a Ford era capaz de fazer. Mas algo para as ruas parece estar em preparação.
A Ford está testando nos EUA a versão Trail da Transit que já é oferecida na Europa. Essa variante conta com visual off-road, com plásticos extras nos para-lamas, suspensão elevada e grade frontal com design inspirado na linha Raptor onde o nome Ford fica escrito em letras garrafais.
Só que o grande atrativo está debaixo do capô. Enquanto na Europa a Ford Transit Trail tem um pacato motor EcoBlue 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 130 cv, nos EUA ela terá bem mais força. Rumores apontam para o uso do motor EcoBoost 3.5 V6 já usado em picapes da Ford. Hoje ele tem acerto para 280 cv e 310 cv.
Ou seja, a Ford pode ter na manga uma van off-road com 300 cv de potência! Algo em um nível tão insano que parece ter sido feito por uma montadora francesa. Além da potência extra, a Transit Trail é capaz de enviar 50% da força para a roda dianteira graças ao seu sistema de tração nas quatro rodas com diferencial com deslizamento limitado.
Vale lembrar que a Ford Transit é vendida no Brasil nas versões Minibus 15 lugares com teto baixo e comprimento médio, Minibus 18 lugares com comprimento longo e teto alto e vidrada comprimento médio e teto baixo. Todas as Transit brasileiras são equipadas com motor 2.0 turbo diesel de 170 cv.
>>Ford Ranger 2022 ganha versão Raptor com motor turbo de 288 cv
>>Maverick tem primeiro lote esgotado em 24 horas no Brasil
>>Flagra: nova geração da Ford Ranger já roda em testes no Brasil