Conforme a tecnologia avança, velhos hábitos vão ficando para trás. Prova disso é que a Ford vai tirar o rádio AM de seus carros, começando com o Mustang e com a caminhonete elétrica F-150 Lightning. Tudo porque as frequências desse tipo de rádio, segundo a marca, podem prejudicar alguns sistemas elétricos dos carros. Mas é tudo questão de custo.
A ausência de rádio AM no novo Ford Mustang foi notado pelo fórum e reportado pelo . A marca reltou que a maioria dos donos do Mustang não vai ouvir rádio AM no esportivo, por isso decidiu por remover o sistema. Com isso, não é preciso mais ter o receptor específico para esse tipo de frequência.
Na F-150 Lightning a Ford já havia removido o sistema afirmando que as frequências do rádio AM poderiam interferir no sistema elétrico da caminhonete. Contudo, a lógica é bem parecida com a aplicada no Mustang: boa parte dos motoristas não ouve mais rádio AM em seus carros.
Hoje em dia temos rádio FM com melhor qualidade, além de sistemas de streaming como Spotify sendo usados em massa através da conexão com Android Auto ou Apple CarPlay. Até mesmo o CD tem caído em desuso com a presença de Bluetooth nos celulares ou uso de pendrives. Nos EUA, ainda existe rádio via satélite, que engoliu o rádio tradicional.
Resta saber se essa decisão de remover a recepção de rádio AM afetará também os modelos da Ford já à venda no Brasil. O Mustang certamente será importado e se tornará o primeiro modelo da marca norte-americana sem essa opção por aqui. Há chances também de a F-150 Lightning vir ao nosso país.
>>Sucessor do Ford EcoSport ganha motor 1.0 turbo de 170 cv
>>Ford Bronco Sport vira viatura no litoral de SP
>>Ford refaz recall gigante por incompetência de concessionárias