A notícia de que a Ford deixaria de fabricar carros no Brasil caiu como uma bomba no começo dessa semana. O anúncio foi contemplado por uma enxurrada de comentários e reações nas redes socais que, infelizmente, levaram à desinformação. Por isso é importante ressaltar: a Ford não sairá do Brasil.
Assim como aconteceu com a Mercedes-Benz, a Ford apenas fechará suas fábricas no Brasil, passando a atuar como importadora. Não haverá mais nenhum carro do oval azul produzido em solo nacional. Por aqui teremos apenas carros importados. Mas toda estrutura atual da Ford continua.
Ou seja, concessionárias serão mantidas, as garantias dos carros comercializados até agora continuarão vigentes e a Ford ainda fará todo suporte de manutenção e peças para os modelos que saíram de linha, cumprindo com as exigências da lei.
Portando, qualquer rumor sobre a saída da Ford no Brasil é falso. A marca continua firme e forte. A estratégia apenas mudou. Prova disso é que 2021 será recheado de lançamentos da marca, todos, obviamente, importados.
De onde virão os Ford brasileiros?
O foco da Ford agora será produzir fora do Brasil e importar os modelos para cá. Da atual linha temos diversos países diferentes fornecendo carros para as revendas locais. O SUV médio Territory vem da China, enquanto o SUV grande esportivo Edge ST sai do Canadá direto para as nossas terras.
Temos a Ranger importada da Argentina e o esportivo Mustang montado nos Estados Unidos e enviado ao nosso país. Para 2021 a Ford trará do Uruguai a van comercial Transit, enquanto do México será importado do SUV Bronco Sport.
O que acontece agora com Ka e EcoSport?
Com o fechamento da fábrica de Camaçari, na Bahia, imediatamente foram retirados de linha Ka, Ka Sedan e EcoSport. A marca possui amplo estoque para atender à rede de concessionárias por mais alguns meses. Contudo, ambos já podem ser declarados como carros fora de linha.
Isso afetará diretamente o valor do trio no mercado de usados, pois um carro quando sai de linha tende a desvalorizar mais. Por isso, é uma boa hora para barganhar nas concessionárias pelos modelos 0km ou tentar a sorte com um usado com valor menor.
E o futuro do Ka e do EcoSport?
A situação nebulosa paira sobre o futuro de Ka e EcoSport no Brasil. O hatch compacto ganharia uma renovação visual pesada, ao estilo Hyundai HB20, mas o projeto foi descartado. Um SUV subcompacto para substituí-lo estava em desenvolvimento, mas pode ter sido engavetado.
Esse modelo seria oferecido no Brasil e na Índia, mas a operação indiana da Ford também é deficitária e corre risco de fechar em definitivo, visto que a parceria com a Mahindra azedou. Já o caso do EcoSport é mais complexo, mas menos ruim, por assim dizer.
Com status de modelo global e um dos SUVs mais vendidos da Ford atualmente, ele tem grandes chances de ter uma nova geração. Esse novo Eco já estava em desenvolvimento aqui no Brasil e deverá seguir com o projeto. Ele será maior para finalmente concorrer em igualdade com outros SUVs compactos.
A diferença fica por conta do local de produção. Hoje o EcoSport é fabricado em Chennai (Índia), Craiova (Romênia), Chongquing (China) Hai Doung (Vietnã) e Naberezhny Chelny (Rússia). Provavelmente somente a Romênia e China manterão a produção do EcoSport na próxima geração, de onde ele deve ser importado para o Brasil.
>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação
>>CAOA, dona da Volvo e mais chinesas interessadas em fábrica da Ford