Desde que a Fiat Toro foi lançada no Brasil em 2016 e se mostrou um verdadeiro sucesso de mercado, as marcas cogitam lançar algum tipo de rival para ela. A Volkswagen foi a primeira com o conceito Tarok apresentado em 2018, mas que até agora não chegou às ruas. Mas quem parece mais adiantada no projeto é a Ford com a inédita picape Maverick.
Sim, você leu certo, Maverick agora será o nome de uma caminhonete, não mais de um cupê (ou sedã) esportivo com motor V8. Não é a primeira vez na história da Ford que o nome Maverick é usado para outros propósitos: nos anos 1990 o batismo foi usado em um pequeno SUV derivado da Nissan que a Ford vendeu na Europa.
O nome Ford Maverick para a rival da Fiat Toro foi confirmado recentemente quando imagens de patente da tampa da caçamba da picape vazaram na internet. Semanas depois, a primeira tampa traseira da picape com o nome Maverick estampado foi novamente revelada.
Irmã menor da Ranger
Apesar da construção monobloco com plataforma de Escape/Bronco Sport e do posicionamento abaixo da Ranger no portfólio da Ford, pouco se sabe ainda sobre a picape Maverick. Ela pode ser um modelo independente, com design próprio, ou derivar do Bronco Sport como propõe essa projeção do Brazil Automotive ().
Caso ela seja derivada da família Bronco, como mostra a projeção, a picape da Ford teria como destaque o visual mais robusto e quadrado, com uma pegada levemente retrô. A traseira faz lembrar de picapes mais antigas, enquanto o nome estampado na tampa da caçamba despertará a ira dos fãs de muscle-cars.
Maverick Diesel
Rumores apontam para a presença de motores 2.0 quatro cilindros aspirado bastante semelhante ao usado no EcoSport Storm que hoje entrega 173 cv. Há também a possibilidade de ela ser equipada com motor 1.5 três cilindros turbo e 180 cv, na medida para rivalizar com a futura Fiat Toro 1.3 Firefly de 180 cv.
Para o mercado brasileiro é bastante provável que a Ford Maverick seja equipada com algum tipo de motor diesel. Hoje a Ranger tem nas versões mais baratas um motor diesel 2.2 quatro cilindros turbo de 160 cv e 39,3 kgfm de torque. São números a colocariam no mesmo patamar dos 170 cv e 35,7 kgfm da Toro 2.0 turbo diesel.
>>Ford Bronco já tem 230 mil reservas feitas em duas semanas