O conceito do que é um SUV ou não é bastante abrangente hoje em dia. De hatches mais altinhos com visual parrudo a um subcompacto que se diz o SUV dos compactos (estou falando de você Renault Kwid), as marcas aproveitam brechas para chamar seus modelos como quiserem. Prova é que a Ford considera o Ka um SUV na Índia.
Ok, não exatamente o Ka como um todo, que por lá é chamado de Figo. Diferentemente daqui onde o aventureiro Freestyle é considerado uma versão aventureira do Ka e nada mais além disso, na Índia ele recebe tratamento especial. Ele é separado da família e é tratado apenas como Ford Freestyle.
Repetindo o que a Renault fez com o Stepway ao separá-lo do Sandero para também poder chama-lo de SUV aqui no Brasil, a Ford indiana deu status próprio ao Ka aventureiro. Ele é colocado na mesma categoria de EcoSport e Endeavour, o SUV da Ranger.
Em seu site a Ford ressalta atributos do Freestyle como “estilo robusto, muscular com jeito de SUV”. Também chama o Ka aventureiro de “primeiro Veículo Utilitário Compacto (CUV) da Índia”. Mesmo que outros tantos hatches aventureiros já estivessem no mercado há anos.
Só que uma coisa o Ford Freestyle tem que somente SUVs e picapes aqui no Brasil possuem: motor diesel. Trata-se de um 1.5 quatro cilindros aspirado de 100 cv e 22 kgfm de torque. Segundo números oficiais da marca, esse motor é capaz de fazer 23,8 km/l. A tração, obviamente, não é 4×4, vale ressaltar.
Outra opção é o 1.2 três cilindros aspirado a gasolina com 96 cv e 12,2 kgfm de torque. Menos frugal, nesse caso, com média de 18,5 km/l. Ambos os motores são ligados a uma transmissão manual de cinco marchas. Ao contrário do Brasil, o Freestyle não tem opção de câmbio automático na Índia.
Outro detalhe interessante é que o Ford Ka regular é vendido na Índia como Figo. Além disso, a versão sedã é batizada como Aspire e tem porta-malas encurtado para ficar com até 4 metros de comprimento.
>>Ford investirá R$ 3 bilhões para fazer nova Ranger na Argentina
>>Ford confirma Bronco, Mustang Mach 1 e Ranger Black para o Brasil
>>Ford Ranger ganha mais uma versão aventureira além da Storm e Raptor