Prática extremamente comum entre as montadoras pelo mundo é comprar carros de concorrentes para submetê-los a testes a fim de criar produtos superiores. Normalmente são adquiridos modelos vendidos localmente para um parâmetro mais próximo. Só que a Ford comprou uma caminhonete elétrica da GWM para a comparar com a F-150 Lightning.
O flagra feito pelo revela a GWM Poer EV branca em testes pela engenharia da Ford pelas ruas de Dearborn, onde fica o centro de desenvolvimento da marca. A caminhonete veio diretamente da China, como mostram os logotipos em mandarim na traseira.
Além de rodar em teste, ela foi colocada lado a lado com a F-150 Lightning em diversas versões diferentes para estabelecer critérios de comparação. Contudo, vale lembrar, que a GWM Poer é menor que a F-150, servindo praticamente como uma caminhonete intermediária entre as médias (como a Ranger) e as grandes (F-150, Silverado e Ram 1500).
Diferenças de potência e porte
Vale lembrar que o modelo elétrico da GWM conta com 204 cv e 405 km de autonomia. Já a F-150 elétrica vem com 458 cv ou 588 cv, dependendo da versão. A autonomia varia de 390 km na Standard Range, sobe para 510 km na Extended Range, mas para em 480 km na Platinum.
Ou seja, com bem mais potência e autonomia que a caminhonete da GWM, é possível que a Ford esteja de olho na Poer EV para desenvolver a Ranger elétrica. A caminhonete média da marca do oval azul recentemente ganhou uma versão híbrida plug-in, revelando que há espaço para eletrificação do modelo – ainda que agora seja só parcial.
Nos testes de benchmark que a Ford fez com a GWM Poer, também estavam presentes carros de outras concorrentes. Ao que tudo indica, a Ford também quer um SUV elétrico diferente do Mustang Mach E. Afinal, estava testando Hyundai Ioniq 5, Audi e-tron, Tesla Model Y e Zeekr 001 (esse vendido só na China).
Qual sua aposta sobre os testes da GWM Poer por parte da Ford? Conte nos comentários.
>>Toyota Hilux GR-Sport vai mudar por medo da Ford Ranger Raptor