Pioneira no segmento de converter SUVs em picapes, a Renault Oroch pode até ter sido lançada antes. Mas quem verdadeiramente leva o título de criadora do segmento foi a Fiat Toro. Afinal, a italiana vende por mês quase que o equivalente da francesa durante um ano. Mas isso não significa que a Renault Oroch 2022 ficará para trás.
Com a iminente ameaça da e da futura Chevrolet Montana, a nova Renault Oroch ganhará importantes mudanças para se manter como uma opção intermediária entre a Fiat Toro e a Strada. A ideia é que a picape do Duster brigue com as variantes mais completadas da Strada ao mesmo tempo que incomoda as Toro mais baratas.
Flagrada por este que vos escreve na Rodovia dos Bandeirantes próximo ao pedágio de Caieiras (SP), a Oroch 2022 estava camuflada na versão topo de linha, possivelmente chamada de Iconic. Essa variante terá alguns adereços visuais diferenciados em relação às demais versões, incluindo o então separado kit Outsider.
Visualmente ela contará com novo para-choque dianteiro de visual mais robusto. Na versão mais cara, haverá um quebra-mato mais robusto com luz auxiliar – o estilo será bem semelhante ao usado atualmente. Já a grade frontal ficará maior, sendo idêntica à do Duster indiano. Os faróis, contudo, seguem os mesmos de antes.
Nessa versão topo de linha da Oroch 2022, a picape contará com maçanetas e retrovisores pintados em preto brilhante. Haverá também para-lamas alargados com plástico preto. Mas o grande destaque, inédito para a Oroch, fica por conta do santantônio. Ele é interligado ao rack de teto e é um item presente comumente nas picapes maiores nas versões mais caras.
As rodas de liga-leve terão desenho novo e exclusivo para a nova Oroch. Atrás, mudanças mais sutis. O nome Oroch virá com nova grafia na tampa da caçamba, enquanto as lanternas terão alterações mínimas. O nome Duster pode ser suprimido do registro da caminhonete, mas ela herdará dele a falsa saída de ar nos para-lamas dianteiros.
Renault Oroch turbo e CVT?
A motorização será composta pelo já conhecido motor 1.6 SCe quatro cilindros aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm de torque. Ele receberá, finalmente, opção de transmissão CVT. É com essa configuração que a Oroch 2022 brigará com a futura Fiat Strada CVT. Contudo, haverá também versões manuais para baixar custos.
Já para bater a Fiat Toro, ela pegará o 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm do Captur recentemente reestilizado. O câmbio, no caso da Oroch turbo, será sempre CVT com sete marchas simuladas. Comparado à Toro, ela terá o mesmo torque, mas potência 15 cv inferior. Contudo, a Oroch hoje pesa praticamente 300 kg a menos que a Toro.
>>SUV elétrico Ford Mustang Mach-E é flagrado no Brasil em testes
>>Exclusivo: este é o interior do Volkswagen T-Cross 2023
>>Flagra: novo Renault Clio 2022 é visto em testes no Brasil