Não era segredo para ninguém que a Jeep tinha intenções de trazer a nova geração do Grand Cherokee ao Brasil. Tanto que a marca já falava sobre o SUV grande por aqui desde o lançamento Compass 4Xe em abril de 2022. Faltava apenas acabar os estoques da geração antiga. O que ainda era dúvida era sobre se o Grand Cherokee híbrido viria ou não.
Para encerrar a dúvida de uma vez por todas, o flagrou o novo Jeep Grand Cherokee em um cenário bastante inusitado: carregando em um eletroposto em Minas Gerais. Ou seja, ficou mais do que claro que a marca norte-americana trará a versão eletrificada do SUV grande. E, especificamente, na variante curta de cinco lugares.
Lá nos EUA, o Grand Cherokee é oferecido nas variantes regular de cinco lugares e na L de sete lugares. Com 5,20 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,81 m de altura e 3,09 m de distância entre-eixos, o Grand Cherokee L tem 38 cm a mais no comprimento em relação ao modelo padrão, 2 cm a mais na largura e mesma altura
Cherokee na tomada
A versão flagrada é a 4xe que, tal qual o , combina motor a combustão na dianteira com um elétrico na traseira. O SUV traz um 2.0 quatro cilindros turbo de 273 cv e 40,7 kgfm de torque que, combinado ao motor elétrico traseiro de 136 cv e 27,5 kgfm. Com isso, entrega 380 cv e 64,8 kgfm de torque.
Toda a força é gerenciada por uma transmissão automática de oito marchas. Mas mais interessante é que o consumo fica na casa dos 24 km/l. É quase o mesmo prometido pelo Compass 4xe, que faz 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada. O Grand Cherokee 4xe, contudo, tem 40 km de autonomia elétrica contra 44 km do Compass híbrido.
O lançamento deverá ocorrer no segundo semestre no Brasil e o Grand Cherokee híbrido deverá ser oferecido somente em uma versão de acabamento. Há planos para a versão de sete lugares e também para o Wrangler 4xe no nosso país, mas em um segundo momento.
>>Jeep Compass 4xe: o futuro custa R$ 100 mil a mais | Avaliação
>>Novo Jeep Cherokee está em desenvolvimento e pode vir ao Brasil