Ainda que a detenha o título de primeira caminhonete com motor três cilindros à venda no Brasil, a história vai mudar em breve. Isso porque a Fiat prepara a Strada 2024 com motor 1.0 turbo para breve. Além da nova motorização, o carro mais vendido do Brasil terá uma pequena renovação visual.
Flagra feito pela leitora Carolina Zaniboni na estrada, mostra a Fiat Strada um pouco mais acelerada que o corriqueiro. Isso porque a picape estava equipada com o motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Esse motor, que estreou no Pulse e está no Fastback, também em breve será usado no Peugeot 208.
Assim como as versões Volcano e Ranch, a Strada turbo terá transmissão automática do tipo CVT. Não se sabe ainda quais variantes receberão o motor turbo de três cilindros, mas há rumores do surgimento de uma variante Ultra inspirada na Toro topo de linha. Contudo, sem a cobertura de fibra de vidro na caçamba.
Retoque visual
Além do novo motor, a Fiat vai mexer no visual da Strada. Ela terá mudanças no para-choque dianteiro e grade frontal. Faróis e lanternas permanecem como estão. Contudo, julgando pela camuflagem relativamente pesada, há chance de que ela receba mudanças na traseira para marcar a renovação visual.
Por dentro, espere por alterações pontuais a fim de dar uma aparência mais sofisticada para as versões mais caras. Há chance até de que o painel de instrumentos digital presente em Pulse, Fastback, Toro e Renegade apareça nas variantes topo de linha da nova Fiat Strada reestilizada. Possivelmente só para os modelos turbo.
Vale ressaltar que, apesar do novo motor, os propulsores atuais seguirão em linha na Strada 2024. Ou seja a versão de entrada Endurance segue com o 1.4 Fire quatro cilindros aspirado de 85 cv e 12,4 kgfm de torque. Já as opções intermediárias contam com o 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou CVT.
>>Argo Trekking: o último de uma espécie inventada pela Fiat | Avaliação