A Stellantis está acelerando fundo nos testes da nova geração do Citroën C3. Com lançamento marcado para 2022, o hatch compacto com ares de SUV passou pela engenharia da Fiat em Betim para fazer o ajuste fino. Mas segue circulando por ai com camuflagem, como o flagra feito por Ricardo Protásio em Campinas, interior de São Paulo.
Não é mais segredo o visual do novo C3 2022. O modelo se inspira nos SUVs para compor um estilo mais parrudo e aventureiro. A carroceria é alta e volumosa, com capô bastante reto e plásticos na parte inferior para dar maior sensação de altura. A dianteira tem faróis divididos com elementos em X que conectam a grade frontal.
A traseira é mais simples, com lanternas retangulares e tampa do porta-malas praticamente lisa. A cabine tem como destaque o uso de materiais coloridos para dar mais sofisticação, afinal os plásticos usados serão simples pois o objetivo do novo Citroën C3 2022 é custar pouco.
Entretanto, ele será o primeiro modelo da marca com a nova central multimídia com tela mais larga com direito a conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Outra aposta do modelo será no porte verdadeiramente compacto. São 3,98 m de comprimento, na mesma faixa de um Fiat Argo, mas não foi divulgada ainda altura e largura do novo hatch.
Motor de Argo e de Pulse (no futuro)
O que a Citroën ainda faz mistério é quanto a mecânica. O já revelou que o modelo será equipado com motor 1.0 três cilindros aspirado do Argo. O Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm de torque será usado nas versões de entrada do modelo, que terão câmbio manual de cinco marchas.
Antes da Stellantis entrar no jogo, ele seria equipado com motor 1.2 importado da Índia. As versões mais caras serão servidas pelo antigo 1.6 quatro cilindros aspirado de 118 cv e 16,1 kgfm de torque ligado a um câmbio automático de seis marchas. Em um segundo momento, entra o motor 1.0 GSE Turbo do Fiat Pulse com 130 cv e 24,5 kgfm ligado ao câmbio CVT.
>>Só com o C4 Cactus, Citroën vende mais que a Ford no Brasil
>>As cinco faces do Citroën C3 ao redor do mundo
>>Citroën promete mais 2 carros além do C3 2022 pensados para o Brasil