Em meados de 2019, o Brasil se despediu do Ford Focus. Só que, lá fora, o hatch médio ainda segue vivo. Mas, a vida dele já tem data para acabar: dia 30 de novembro de 2025 ele sairá definitivamente de linha. Todavia, é o futuro da planta da marca na Alemanha quem mais preocupa os executivos, já que ninguém quis comprá-la.
A planta em Saarloius na Alemanha é o berço do Focus vendido atualmente nos países estrangeiros. Ela está em operação desde 1966 e segue a procura de um novo dono desde 2022. Com o fim da produção do hatch médio, a fábrica alemã corre o sério risco de fechar as portas, pois a montadora norte-americana não divulgou nenhum plano de investimentos nela após a despedida do hatch. O sindicato IG Mettal, que cuida dos funcionários dessa planta, confirmou as informações.
Em poucas palavras, o Ford Focus sairá definitivamente de linha, não terá um substituto e provavelmente cederá seu espaço para um SUV elétrico inédito. O sindicato concordou em demitir 3,5 mil dos 4,5 mil funcionários da fábrica de Saarlouis. Essas demissões irão iniciar assim que o Focus deixar de ser produzido. Como a marca não revelou os planos futuros para essa planta, fica no ar o mistério acerca do contrato dos outros 1 mil trabalhadores. A única certeza que eles possuem é que não serão demitidos até 2032.
Até a BYD esteve na jogada
Somente em 2023, cerca de 10 empresas diferentes iniciaram uma série de acordos com a Ford para a compra da planta alemã. A marca chinesa e rival da montadora norte-americana, BYD, até havia se interessado por essas instalações. Entretanto, optou por construir uma fábrica novinha na Hungria. Aliás, esta prática tem sido bastante recorrente na Europa. Muitas montadoras enfrentam dificuldades em vender suas instalações antigas, já que é mais simples construir uma planta nova.
Talvez, o que possa salvar a fábrica da Ford em Saarloius seja seguir os atuais planos da montadora. Agora, para enfrentar a onda chinesa, a marca dona do Ka, optou por focar no desenvolvimento de mais veículos elétricos e também na criação de uma plataforma veicular para carros elétricos mais acessíveis. Mesmo assim, a fábrica de Saarlouis segue esperando por um novo dono.
Qual será o destino dessa fábrica? Gosta do Focus e sente a falta dele por aqui? Conte nos comentários
>>Nova geração do Kwid? Teaser misterioso levanta suspeitas
>>Porsche Taycan GTS manda os puristas ao inferno | Avaliação
>>Yamaha Neo 125 bate recorde e vira terceira scooter mais vendida