Sem sombra de dúvidas, a Toro foi um dos maiores acertos da marca italiana nos últimos anos. Além de conseguir fazer com que a Fiat alcançasse um volume de vendas muito bom, num ticket de preços onde a Fiat não ia bem, se tornou um dos carros mais vendidos da marca. Hoje, no acumulado até setembro de 2022, a picape só vende menos que Strada, Mobi e Argo.
Agora, a Fiat alcançou a marca de 450.000 unidades produzidas desde seu lançamento. Segundo produto a ser produzido em Goiana (PE), a picape é líder do segmento de picapes intermediárias com 80% de mercado, tendo apenas Renault Oroch e Ford Maverick como suas concorrentes diretas. Em mercados como a Colômbia, a Toro ainda é vendida como RAM 1000.
“A Toro é um importante membro da família Fiat. Mais do que isso: ela se destaca na história da indústria automotiva brasileira ao estrear um novo segmento, vencer importantes premiações e trazer diversas inovações para a categoria. Ainda que o mercado de picapes esteja cada vez mais competitivo, ela segue sendo um sucesso de vendas, público e mídia”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
Desde o seu lançamento, a Fiat Toro já obteve cerca de 30 prêmios nacionais e internacionais. Entre os principais, estão os prêmios internacionais iF Design Award 2017 e o Red Dot Design Award 2016. Considerada versátil, a picape conseguir fisgar consumidores que achavam uma picape compacta muito pequena e uma picape média muito grande.
Bandeira vermelha balançando
Todo sucesso causa alguma reação na concorrência. Tanto que a Ford criou a Maverick e repetiu a receita do sucesso nos Estados Unidos, assim como a Hyundai com a Santa Cruz. A Chevrolet prepara o lançamento da nova geração da Montana para 2023, podendo ser a maior rival da Toro no país.
A Volkswagen ainda estuda criar uma versão de produção da Tarok Concept e a Toyota já demonstrou interesse em uma picape de porte similar. A Renault já prepara uma segunda geração da Oroch. É como se a concorrência estivesse em uma arena, balançando uma série de bandeiras vermelhas contra o touro. Será que alguém dará um Olé?
>>Fiat Cronos Drive 1.0 é mais que um bom carro de Uber | Avaliação
>>Uma semana de Mobi é mais do que a Fiat EUA vendeu em 2022
>>Fiat Strada decepciona e só consegue 1 estrela no Latin NCAP