Seguindo as mudanças na linguagem visual da Fiat antecipadas pela nova geração da Strada, o Fiat Tipo 2021 estreia na Europa. O modelo traz nova versão aventureira Cross e o inédito motor 1.0 Firefly turbo tão aguardado no Brasil.
Ao contrário do que aconteceu com Argo e Mobi em suas respectivas linhas 2021, o novo Fiat Tipo não adotou totalmente o logotipo renovado da marca italiana. O antigo escuro vermelho está presente ainda nas rodas de liga-leve, volantes e traseira.
Tipo Strada
Na verdade, o Tipo 2021 traz o novo logo da Fiat apenas na dianteira e, ao contrário de Mobi, Strada e Argo, não tem bandeirinha da Itália no canto da grade frontal. Apesar disso, ganhou mudanças visuais que devem influenciar a primeira reestilização de Argo e Cronos.
A grade frontal ficou mais estreita e tem pontos cromados maiores do que antes. Já os faróis recebem LEDs diurnos em L na parte superior do conjunto, de maneira semelhante à nova Strada Volcano.
No para-choque, o Tipo reestilizado tem abertura de ar única conectada por um largo friso cromado. A traseira do hatch não passou por mudanças, enquanto sedã e perua não tiveram a retaguarda revelada.
Por dentro temos novo volante, painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia uConnect de 5ª geração. O desenho como um todo lembra o do Argo, incluindo os mesmos comandos de ar-condicionado e hastes atrás do volante.
Cross não é Trekking
Outra novidade do Fiat Tipo 2021 fica por conta da versão aventureira Cross. Inspirado no Argo Trekking, o modelo ganhou suspensão elevada, arcos de roda com plástico preto, para-choques diferenciados com detalhes em preto e cinza, rack de teto e novas rodas de liga-leve.
O Tipo Cross chega somente na carroceria sedã, ainda que diversos de seus concorrentes também estendam a opção à carroceria perua. Segundo a marca, a nova variante finalmente preenche “o elo perdido de um crossover”.
Firefly turbo que vem para cá
Enquanto o Fiat Tipo tem zero chances de ser vendido no Brasil, o que nos interessa verdadeiramente é o que está debaixo do capô dele. Ele estreia o motor 1.0 Firefly turbo três cilindros.
Lá na Europa, esse propulsor conta com 100 cv e 19,4 kgfm de torque. Espere por números melhores aqui no Brasil, com potência acima de 120 cv e torque superando os 20 kgfm. Concorrentes já estão nesse patamar e a Fiat não quer ficar para trás.
O 1.0 Firefly turbo substituiu na Europa o jurássico 1.4 T-Jet, que no Tipo oferecia 95 cv e 12,9 kgfm. Mesmo sendo um motor turbo, ele rendia menos que o 1.3 Firefly aspirado aqui no Brasil, que entrega 109 cv e 14,2 kgfm.
>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente, mas não compensa
>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado
>>Câmbio CVT do Toyota Corolla será usado pelos Fiat turbo no Brasil