A Fiat Strada é um dos maiores sucessos da fábrica italiana no Brasil. Lançada em 1998 como a picape do Palio, ela se desmembrou do modelo, que saiu de linha há cerca de sete anos, e se tornou o veículo mais vendido do país nos últimos anos, sendo a primeira caminhonete a conseguir isso.
Durante esse período em vendas, a picape pequena causou diversas revoluções no mercado, em uma estratégia muito acertada da Fiat. Por nunca ter tido medo de inovar com seu produto, a montadora criou um veículo imbatível, e que consegue ser, ao mesmo tempo, um veículo de trabalho e de lazer. Relembre a seguir algumas revoluções da Strada.
Inovações da Fiat Strada: cabine estendida (1998)
Quando a picape foi lançada, em 1998, sua missão não era nada fácil. Sucessora da Fiat Fiorino, que era baseada no Uno, a Strada herdava a plataforma do primeiro Palio para concorrer em um segmento que era dominado pela Volkswagen Saveiro.
Com isso, era preciso ter algum diferencial nas vendas, para conquistar o público. Foi então que a Fiat percebeu uma lacuna no mercado. Todas as concorrentes só tinham cabine simples, então em 1999 surgiu a Strada cabine estendida, com mais espaço na cabine. O sucesso logo veio, e ela se tornou líder no segmento em 2000, para nunca mais largar a ponta.
Sistema Locker (2008)
Dez anos depois de seu lançamento, a Strada já estava consolidada e passou por sua terceira reestilização. Além do novo visual, a picape ganhou um novo argumento de vendas. Nessa época, a versão Adventure era um tremendo sucesso, e a Fiat decidiu dar uma maior capacidade off-road para seu veículo.
Assim como aconteceu com a Palio Adventure, a Strada também recebeu o sistema Locker, que era um bloqueio do diferencial para sair de situações complicadas em trecho off-road. Hoje, a atual geração da picape conta com uma evolução deste sistema, que é o E-Locker, cujo funcionamento é feito por meio do controle de tração e estabilidade, dando mais torque para a roda que precisa sair do atoleiro.
Cabine dupla (2009)
Se a cabine estendida já era um enorme sucesso, a cabine dupla foi implacável com a concorrência. Em 2009, a Volkswagen Saveiro ganhou uma nova geração e também tinha a cabine estendida, além de ser mais moderna. A Fiat então deu uma resposta em grande estilo, lançando a primeira picape compacta com cabine dupla.
Strada Veloster (2013)
Em 2013, o Hyundai Veloster impressionava com seu design diferente e as tradicionais três portas, ao mesmo tempo que decepcionava em desempenho, por conta de seu ronquinho nada esportivo.
Coincidentemente, a Fiat decidiu renovar a Strada e acrescentar uma terceira porta na versão com cabine dupla, para facilitar o acesso ao banco de trás. Além disso, uma nova traseira foi lançada juntamente com a novidade, aumentando a altura da caçamba, para dar mais capacidade de carga à picape.
Nova geração (2020)
Em 2020, a Strada seguia vendendo bem, mas já estava bastante envelhecida. Então a Fiat inovou mais uma vez e lançou uma segunda geração totalmente nova para a picape. Com quatro portas, ela se tornou a primeira do segmento com esta configuração para a cabine dupla e as vendas dispararam. Em 2021, foi a vez do câmbio automático CVT estrear no modelo, aumentando as opções para os compradores.
Agora, em 2023, a caminhonete pequena recebeu uma atualização visual e o motor 1.0 turbo de 130 cv do Pulse, se tornando a primeira picape do mundo com um propulsor de 1 litro turbinado.
Gosta da Fiat Strada? Já teve uma em sua garagem? Deixe nos comentários a sua história com a picape da marca italiana.
>> Fiat Strada 2024 com motor turbo era o que faltava | Impressões
>> Mesmo sem Strada Endurance, motor 1.4 Fire da Fiat não morrerá
>> Volkswagen Nivus 2024 já está mais caro no configurador da marca