A Fiat aproveitou o Salão de Genebra para duas ações: apresentar seu novo carro conceito, o Concept Centoventi, e ainda comemorar com esse protótipo seus 120 anos de história.
O Fiat Concept Centoventi não é só um conceito com tecnologias que só veremos em 10 ou 20 anos, mas sim um projeto que poderá adiantar as futuras gerações dos compactos mais famosos da marca, no caso o Fiat Panda (vendido na Europa) e Fiat Uno.
Vamos começar pelas medidas do conceito que a Fiat apresentou em Genebra: o Concept Centoventi tem 3,86 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,52 m de altura e distância entre eixos de 2,43 m. Esses números indicam que o conceito é maior e mais largo que o atual Fiat Panda, que divide plataforma e muitos outros itens com o nosso Fiat Uno.
Fora que o compacto tem visual futurista, sendo ainda altamente personalizável. E não estamos falando apenas de frisos novos, adesivos ou calotas maiores: a Fiat diz que tudo nele é 100% personalizável.
Isso só é possível por que o modelo tem peças feitas em impressoras 3D, o que permite que o dono transforme a carroceria para um modelo aberto, como um buggy, ou um carro mais aventureiro, ou até mesmo para trabalho – como os Uno de “firma” com escada no teto.
Tanto a carroceria, quanto o interior pode ser modificado através de novas peças que o proprietário pode imprimir e deixar o carro com a sua cara.
Outro ponto a favor do conceito é o fato dele ser 100% elétrico, entrando na onda do futuro verde que as marcas estão aderindo. Sem revelar potência ou demais detalhes, a Fiat garante que o pequenino pode rodar por uma distância de até 500 km, isso tudo com uma carga na bateria.
Isso só é possível por que as baterias são intercambiáveis, ou seja, você pode adicionar ou retirar as baterias conforme sua necessidade. Com isso, você pode variar de 100 km de autonomia até os 500 km que a marca garante.
Já o visual, aposta no sentido mais quadrado possível, fazendo uma ponte com modelos icônicos como o 147 e os primeiros Uno e Panda. No caso do Concept Centoventi, os faróis são em LED, com as famosas linhas que ficaram famosas no Uno dos anos 80 e 90, e agora o logotipo é formado apenas pelo “lettering” da Fiat.
A dianteira ainda ganha faróis de neblina quadrados, que indicam que no modelo real de produção podem seguir o mesmo desenho e posicionamento. As laterais são volumosas e contam com rodas de 20 polegadas, que reforçam o aspecto de crossover que o modelo final pode herdar.
O conceito ainda aposta em portas do tipo “suicida” – ausência da coluna B – para garantir melhor acesso ao interior, enquanto que a traseira é basicamente um painel em LED que, segundo a marca, pode servir de outdoor para anúncios e avisar o motorista do carro atrás sobre algum tipo de perigo à frente.
Com todas as informações, nós esperamos que a Fiat aplique ao menos 10% desse conceito nas próximas gerações do Panda e Uno.
Veja mais:
>> Fiat Mobi ganha visual aventureiro com novo kit
>>Fiat confirma novo SUV para 2021
>> Recall: Fiat chama Argo, Cronos e Mobi por problema na direção