O Grupo Stellantis está investindo bastante nas picapes, posicionadas em diferentes segmentos e faixas de preços. Até então ausente nessa categoria, o aglomerado de marcas finalmente terá uma picape média disponível no mercado brasileiro. Conhecida como Fiat Landtrek, ela poderá utilizar a mesma motorização hoje vista na Ducato. Porém, com potência e torque mais generosos.
Em dezembro do ano passado a Fiat confirmou que no segundo semestre de 2023 ela lançará uma picape média em nosso país. O nome ainda não foi oficialmente confirmado, mas de acordo com a imagem do modelo camuflado divulgada pela marca, claramente se trata de uma pequena conversão da Peugeot Landtrek para se tornar Fiat.
Na ocasião, a montadora de origem italiana comunicou que o novo produto estava em fase final de desenvolvimento nos centros técnicos de engenharia da Stellantis no polo automotivo de Betim, em Minas Gerais. A Fiat Landtrek também já foi flagrada algumas vezes em testes nas ruas, desprovida de uma camuflagem muito pesada.
Motor de uma van
Segundo apurado exclusivamente pela página no Instagram, no Brasil a picape média da marca utilizará uma motorização já bem conhecida por nós. Trata-se do propulsor 2.2 turbo diesel que move as vans Peugeot Boxer, Citroën Jumper e a nova Fiat Ducato.
Nesses modelos ele é chamado de BlueHDi, mas deverá receber o nome de Multijet III na picape média. Para os veículos de carga, a potência máxima é de apenas 140 cv aos 3.750 rpm, com torque de 34,7 kgfm disponíveis em 1.750 rpm. Contudo, de acordo com o , ele será recalibrado para render em torno de 200 cv e 45,9 kgfm.
Provavelmente o motor 2.2 turbo diesel será ligado sempre a uma transmissão automática convencional de 6 velocidades, além de tração nas quatro rodas. Vale lembrar que as picapes médias não costumam se dar muito bem em nosso mercado quando possuem potência abaixo dos 200 cv.
Inclusive, essa é uma faixa que na verdade já está ficando bem modesta, visto muitos modelos já entregam mais potência com facilidade. O torque, caso realmente seja de 45,9 kgfm, também não impressiona, visto que grande parte da concorrência entrega pelo menos 50 kgfm.
A maior, e bem completa
A nova caminhonete deverá ser a maior entre as médias, com um dos entre-eixos mais generosos do segmento, a maior largura e também o maior comprimento. Segundo a ficha técnica do modelo no México, a Peugeot Landtrek tem 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura (sem retrovisores).
Já a altura fica em 1,90 m, enquanto o entre-eixos atinge 3,18 m. Nessa última medida ela perde apenas para a atual Ford Ranger, que tem 3,22 m entre seus eixos. Ainda de acordo com a página no Instagram, a capacidade de carga fica em 1 tonelada, enquanto a de reboque chega à 3 toneladas.
A publicação também menciona itens como 6 airbags, central multimídia de 10”, faróis de LED, ar-condicionado digital dual-zone e câmeras 360°. Como mostram os flagras obtidos do modelo anteriormente pelo site , em Barbacena (MG), a unidade de testes estava equipada com uma câmera próximo ao retrovisor central, indicando que a picape pode ter sistemas de auxílio a condução, como frenagem automática, sistema de permanência em faixa e farol alto automático.
>> Flagra: Fiat Fastback com teto solar já roda em testes
>> Exclusivo: RAM Landtrek está fora de cogitação para o Brasil