Apesar de ter demorado bastante tempo até ter o seu próprio SUV, a Fiat já está expandindo a linha. Depois do Pulse, a Stellantis lançará o inédito Fiat Fastback. Pensado como uma versão cupê do Pulse, mas com um pouco mais de sofisticação, o modelo é o verdadeiro rival do Volkswagen Nivus. Sua estreia acontece ainda neste ano.
O nome Fastback não é novidade dentro da Fiat e do mercado brasileiro. Em 2018, a montadora italiana revelou um conceito de um SUV cupê com esse nome. Contudo, ao invés de ser baseado no Pulse, que ainda não existia, o Fiat Fastback era a versão SUV da Toro. O projeto manteve a essência, mas mudou sua derivação.
A real é que o conceito antecipou a reestilização da Toro, com a grade frontal usada pelas versões Endurance, Freedom e Volcano. Esse batismo Fastback também foi usado pela Ford para o Focus Sedan após sua última reestilização. Só que ninguém, fora a própria Ford, chamava ele assim. É igual à BMW que chama seus SUVs de SAV.
Pulse a mais?
A Stellantis diz que o Fiat Fastback: “trará a essência do design italiano feito no Brasil, com linhas e formas que esbanjam esportividade de elegância”. Resta saber como será o visual do modelo. Rumores apontam para uma dianteira levemente modificada em relação ao Pulse, mas essencialmente eles terão a mesma face.
A traseira será esquia, com vidro bem inclinado e uma clara pegada esportiva de cupê para deixar o Volkswagen Nivus com cara de hatch. Como na porta de entrada do segmento de SUVs a Stellantis já tem Peugeot 2008, Citroën C4 Cactus e Fiat Pulse, o novo Fastback será posicionado acima.
Ele invadirá a faixa do Jeep Renegade. Contudo, por ser mais urbano, com estilo cupê e acabamento mais simples, ele disputará clientes bem diferentes dos que levam o modelo de entrada da Jeep para casa – ao menos é isso que a Stellantis espera que aconteça. Mas os preços não devem ficar abaixo de R$ 120 mil.
O Fiat Fastback deve pular a versão Drive e ser vendido diretamente na Impetus e Audace, com possibilidade de trazer uma terceira versão mais recheada que a topo de linha do Pulse. Em motorização, ele terá os já conhecidos 1.0 três cilindros turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque e o 1.3 quatro cilindros turbo flex de 175 cv e 27,5 kgfm de torque.
O 1.0 será gerenciado por uma transmissão CVT, enquanto o 1.3 será automático de seis marchas. Existe uma possibilidade bastante grande de que o Fiat Fastback também receba uma versão Abarth – já que a Fiat prometeu pelo menos três modelos do escorpião para o mercado brasileiro.
>>Fiat Cronos reestilizado estreia em julho com câmbio CVT e motor 1.0
>>Nova geração do Fiat Doblò é um Peugeot Partner com outro logo
>>Fiat Mobi Like e VW Gol MPI são versões mais vendida do Brasil em maio