Na mesma semana em que revelou a linha 2023 de Pulse e Toro no Brasil, a Fiat lançou o novo Cronos na Argentina. Ao contrário de seus irmãos brasileiros que passaram apenas por mudanças de equipamentos, o Fiat Cronos 2023 tem novidades visuais e mecânicas. O lançamento no Brasil deve ocorrer muito em breve.
Enquanto o Argo 2023 receberá novo para-choque dianteiro, o tapa no visual do Fiat Cronos foi mais discreto. Aliás, desde que ele foi lançado no Brasil, a Stellantis só mexeu na grade frontal dele. Primeiro trocou o logotipo redondo pelo nome Fiat em letras grandes e agora adicionou um segundo friso cromado – antes era apenas um.
Novas rodas de liga-leve fazem parte das novidades, assim como a nova opção de cor Cinza Strato. Por dentro a única novidade é o volante do Pulse, que tem miolo diferente do que era usado até então. O Cronos segue com o mesmo acabamento de antes, mesmo painel e até a central multimídia anteriormente usada segue firme e forte.
Sem turbo, mas com CVT
O que verdadeiramente fez bem ao Fiat Cronos 2023 foi a adição de câmbio automático. Desde que o motor 1.8 E.torq morreu, o sedã ficou sem opção de versão sem pedal de embreagem. Agora ele traz duas opções que combinam motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado à transmissão automática do tipo CVT.
Na Argentina, o motor entrega 99 cv e 13 kgfm de torque por beber apenas gasolina. Contudo, no Brasil receberá o acerto de Pulse e Strada com 107 cv e 13,7 kgfm quando abastecido com etanol. O câmbio CVT está disponível na versão Drive como opcional e marca o retorno da Precision, vendida apenas com câmbio automático.
O Cronos 2023 ainda tem uma nova versão Attractive voltada a frotistas. Aqui no Brasil ela deve ser oferecida com motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 77 cv e 10,9 kgfm de torque, mas lá na Argentina ela vem com o 1.3 aspirado. Por fim, há uma nova versão S-Design situada entre a Drive e a Precision.
Na Argentina os preços vão de 124.249 (2.928.900 pesos) pelo Cronos Attractive até R$ 157.580 (3.714.600 pesos) pela Precision 1.3 CVT. No Brasil os preços serão mais convidativos, mas a gama deve ser composta por Attractive 1.0, Drive 1.0, S-Design 1.3, S-Design 1.3 CVT e Precision CVT.
>>Fiat e Peugeot matam o último resquício de Chevrolet na Stellantis
>>Fiat Argo 2023 muda menos que o esperado, mas terá câmbio CVT
>>Fiat confirma: Fastback será um Pulse cupê para brigar com Nivus