O ano de 2023 foi recheado de surpresas para o mercado automotivo. A Fiat divulgou todos os seus balanços e pôde comprovar que continua competitiva perante as demais marcas. A montadora italiana acumulou 1,35 milhão de carros vendidos no mundo todo e superou todas as outras marcas que compõe o conglomerado da Stellantis.
Com o impressionante número de 1,35 milhão de vendas, a marca italiana obteve um crescimento de 12% em relação aos números observados em 2022. Quatro mercados fizeram a fabricante dona do Argo atingir o sucesso. Argélia liderou com 78,6% das vendas, Brasil teve 21,8%, Turquia obteve 15,7% e a Itália fechou o pódio com 12,8%. Não satisfeita com esses dados, a montadora ainda liderou o mercado da América do Sul com 542 mil carros comercializados, cerca de 14,5% de todo o mercado.
Dessa forma, a Fiat conseguiu superar com folga marcas como a Citroën, Peugeot e Opel. Vale lembrar que elas fazem parte dos cuidados da Stellantis. A caminhonete compacta Strada foi o modelo mais vendido da montadora no Brasil. O SUV Panda foi o queridinho dos italianos. E o hatch Tipo ou Egea foi o mais escolhido pelos turcos e argelinos.
Europa segue encantada com a marca
Mesmo com uma crescente onda de modelos eletrificados na Europa, a fabricante italiana ainda possui seus clientes fiéis. Por lá, a Ducato, modelo comercial, fechou 2023 em alta e foi o carro comercial da Stellantis mais vendido. O pequenino eletrificado 500e também se saiu bem e atingiu a marca de 14,7% de participação na categoria de automóveis urbanos totalmente elétricos. Por sua vez, o 500 e o Panda movidos a combustão chegaram a marca de 44,4% em seus segmentos.
O CEO da Fiat, Olivier François, revelou que a segunda temporada da montadora vai começar em breve. Olivier acrescentou que a nova era vai usar de pilares como amor, inclusão, engenhosidade, tempero italiano e ser global. Para os próximos lançamentos aqui no Brasil, o grande destaque de 2024 para a dona do Cronos é o lançamento da caminhonete média Titano, a qual quer tirar a paz da Toyota Hilux e companhia.
Seu carro é da Fiat? Gosta da marca italiana? Conte nos comentários
>>BYD cria versão barata de sedã híbrido para atacar o Corolla
>>Patente confirma visual europeu do Peugeot 208 2025
>>Royal Enfield apresenta novidades para suas motos no Brasil