A virada elétrica na Europa tem obrigado as montadoras a parar de investir em modelos a combustão para ter uma linha só de modelos elétricos. Prova disso é que a Audi promete não lançar mais nenhum carro a combustão a partir de 2026 e, a partir de 2029, todas as suas fábricas no mundo produzirão carros elétricos. Será que isso inclui o Brasil?
Por aqui, a planta de São José dos Pinhais é dividida entre Audi e Volkswagen, sendo produzidos Q3, Q3 Sportback e T-Cross na fábrica brasileira. Os Audi são quase em regime CKD com o mínimo de nacionalização possível para que os modelos saiam com RG brasileiro. E isso pode afetar os planos de eletrificação.
Hoje nenhuma marca produz carros elétricos no Brasil por ser extremamente caro, especialmente por conta das baterias. Além disso, a produção nacional de Q3 é apenas para abastecer o mercado local. Por isso, existe a chance grande de que a Audi deixe de produzir no Brasil novamente por conta da eletrificação e quando o ciclo de vida do Q3 se encerrar.
Fábricas e-tron
A Audi já prometeu que vai começar a produzir carros elétricos em Neckarsulm (Alemanha), San José Chiapa (México) e Györ (Hungria) nos próximos seis anos e que vai levantar novas fábricas onde for necessário. Prova disso, é que uma fábrica em Changchun, na China, já está em obras para ser aberta em 2024.
Hoje, as fábricas de Böllinger Höfe (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica) já produzem modelos e-tron, enquanto a planta de Ingolstadt (Alemanha) está em processo de preparação para fazer o Q6 e-tron a partir do ano que vem. Essas mudanças fazem parte de um investimento de 500 milhões de euros (R$ 2,75 bilhões) que a Audi fará até 2025.
Vale lembrar que a virada elétrica da Audi será rápida, com a próxima geração do A6 já nascendo totalmente elétrica e já foi revelado como conceito em diversos formatos. Além disso, a marca alemã matará o A1, o Q2, o TT e o R8 por conta das vendas baixas e por não se adequarem à nova estratégia.
>>Volvo XC40, mesmo elétrico, vende mais que BMW X1 e Audi Q3
>>Audi apresenta RS6 e RS7 Performance com motor V8 de 630 cv
>>BYD Song Plus é o pesadelo do Jeep Compass 4xe | Impressões