Desde que a Toyota apresentou o Corolla Cross no Brasil, muito se falou sobre a entrada da marca no segmento de SUVs compactos. A escolha parecia óbvia: o Yaris Cross. Como a marca já prometeu um novo modelo híbrido por aqui, o SUV compacto europeu preenchia exatamente o perfil buscado. Mas não será exatamente assim.
A Toyota não produzirá o Yaris Cross no Brasil, muito menos o C-HR. Fontes ligadas a marca revelaram ao Auto+ que a fabricante do Corolla e do Corolla Cross trabalha em um novo B-SUB Global. Ou seja, um SUV do segmento B, chamado de compacto aqui no Brasil, mas pensado para ser global.
Como o Yaris Cross é baseado na versão japonesa/europeia do Yaris ele pode ter ficado caro demais para o nosso mercado. A estratégia será a mesma do Corolla Cross: um modelo desenvolvido para países de custo mais baixo e também para as Américas. Visto que o SUV médio fabricado aqui não é oferecido nem no Japão nem na Europa.
Além disso, o Yaris Cross é menor que os SUVs compactos vendidos no Brasil. Na fita métrica ele tem 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura. No comprimento, Jeep Renegade marca 4,23 m, Hyundai Creta tem 4,27 m e o Volkswagen T-Cross chega com 4,19 m. É preciso um modelo um pouquinho maior que o Yaris Cross para fazer frente a esses modelos.
Base nova, motor híbrido
Informações nesse momento ainda são escassas, mas o novo SUV compacto global da Toyota deve ser construído sobre a plataforma TNGA-B, a mesma do Yaris europeu. Ela é menor que a TNGA-C usada pelo Corolla e pelo Corolla Cross. O modelo pode se basear na versão baixo-custo do próximo Yaris e até chamar Yaris Cross.
Entretanto, uma nova designação poderá ser utilizada pelo novo SUV compacto da Toyota. Ele certamente contará com motor 1.8 flex híbrido de 122 cv nas versões topo de linha – cumprindo com a promessa de eletrificação da marca japonesa. Para as versões aspiradas, o motor 1.5 do Yaris com 110 cv não é descartado.
>>Corolla Cross vs Taos: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo
>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação
>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação