Depois que a Ford anunciou o fim da fabricação de seus carros no Brasil e também a aposentadoria de Ka e EcoSport, muito se questionou sobre para onde esses clientes iriam. Até piadas circularam nas redes sociais, onde um Chevrolet Onix contava com a frase “vem Ka para a Chevrolet”. E é justamente isso que está acontecendo.
O estudo Performance Veículos Usados 2020 promovido pela consultoria MegaDealer em parceria com a plataforma Auto Avaliar revelou que a maioria dos consumidores que vende um Ford, migra para um Chevrolet ou um Hyundai.
No ano passado, 24% dos carros usados da Ford era trocado por um Chevrolet, seguindo pela Hyundai com 15%, Fiat com 14% e Volkswagen com 13%. Com menos de 10% de representatividade ainda temos Toyota (8%), Honda e Renault (6%), Nissan e Jeep (4%) e até CAOA Chery (3%).
Separando por modelos, fica ainda mais evidente a migração. No caso do EcoSport, 20% dos ex-donos passam a ser proprietários de algum modelo da Chevrolet. Muito provavelmente o Tracker. Em seguida, a Hyundai abocanhou 16% dos antigos donos de EcoSport, muito provavelmente seduzidos pelo Creta. Em seguida temos Fiat com 14%, mesmo a marca italiana não tendo um SUV sequer.
No caso do Ford Ka, 24% dos proprietários o trocaram por um Chevrolet, possivelmente optando por um Onix ou um Onix Plus. Em segundo lugar vem a Volkswagen com 18% dividida entre Gol, up!, Fox, Polo, Virtus e Voyage. Em segundo lugar a Hyundai com 15% empatada com a Fiat.
“Existe a expectativa de desvalorização dos veículos da Ford que vão deixar de ser fabricados no Brasil; acredito que vai chegar um momento em que vai estabilizar num curto espaço de tempo, mas parece que vai ter sim essa desvalorização”, explica Fabio Brava, diretor da MegaDealer Brasil.
>>Ford não deixará o Brasil, só não fabricará mais carros aqui
>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação