A Piaggio, que atualmente é dona da icônica Vespa, pode lançar em breve uma moto de quatro rodas. Ao menos é o que uma patente da marca mostra, além de revelar um curioso sistema de inclinação, onde o eixo traseiro permaneceria fixo.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Piaggio inventa uma moto com mais rodas do que o normal. Há alguns anos, a fabricante produz a MP3, que embora tenha nome de formato de música, na verdade é uma scooter de três rodas – duas na frente e uma atrás. E o sistema de inclinação também é patenteado pelos italianos.
Isso rendeu uma vitória sobre a Peugeot Motocycle, que fez sua versão de scooter de três rodas e sem pagar a Piaggio sobre a patente. Acusada de plágio, a marca do leão precisou indenizar o grupo italiano.
De volta à patente, o curioso é que o eixo dianteiro parece ser o mesmo utilizado na MP3. A parte mais inovadora seria mesmo na traseira. Além do já citado eixo fixo, há um braço de suspensão abaixo do banco e que se integra a um conjunto articulado, que seria o responsável por conseguir fazer a moto inclinar mantendo as rodas traseiras em contato com o solo.
Além de não se mexer, o eixo traseiro seria também o responsável por acomodar o motor. Por mais que não haja nenhuma informação sobre o conjunto que seria utilizado, a tendência é que seja um propulsor de 125 cc que já faz parte da gama de modelos da marca.
Por enquanto se trata apenas de uma patente e não significa que a dona da Vespa vá lançar de fato uma moto de quatro rodas. Porém, como a empresa gosta de inovar, resta aguardar quais são os seus planos.
>> Piaggio MP3, a scooter de três rodas, fica mais esportiva e potente