O verão está se aproximando e com ele as chuvas torrenciais. Desse modo, todos os motoristas precisam de alguns cuidados especiais para dirigir com as tempestades se formando. Além da atenção redobrada, outros cuidados também são essenciais para passar sem nenhum sufoco e assim chegar ao seu destino. Conheça nesse tutorial como dirigir sob uma chuva.
Nada de ultrapassar
Como as chuvas diminuem a visibilidade e também deixam as vias encharcadas. Dessa forma, fazer manobras mais arriscadas como ultrapassar devem estar fora de cogitação. Essa ação precisa ser feita com bastante segurança e ótima visibilidade, o que dirigir na chuva não pode proporcionar.
Sem surpresas
Já que o tempo fica fechado e não há tanta segurança, é recomendado que o motorista não freie de forma brusca. Em primeiro lugar, os pneus e a via estarão molhados, então o veículo não irá parar de forma imediata. Em segundo lugar, o motorista de trás pode não ter a mesma reação que a sua e isso pode trazer grandes consequências. Por isso, é ideal que os condutores utilizem a baixa velocidades durante as chuvas.
Alta rotação
É recomendado aos motoristas que ao dirigir sob chuva usar altas rotações do motor. Além do carro andar até o limite estipulado na via, ele ganha mais tração nas rodas e fica com mais estabilidade. Assim, grandes problemas podem ser evitados e o motorista pode chegar tranquilamente ao seu destino final.
Olha a água
Muito comum nas estradas durante as chuvas, são as formações de grandes poças de água. Isso pode gerar a aquaplanagem dos veículos. Quando um carro aquaplana, ele perde a aderência dos pneus e acaba saindo de forma errada da pista. Então, dirigir na chuva e em uma estrada é recomendado que o motorista vá devagar, desvie do acúmulo de água se possível e siga os automóveis a sua frente.
Você toma esses cuidados quando dirige na chuva? Tem alguma dúvida sobre manutenção? Conte nos comentários
>>Aprenda a cuidar corretamente das rodas dos carros
>>Saiba como cuidar da junta do cabeçote do motor dos carros