Hoje, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que representa toda a luta contra os preconceitos e por mais igualdade. Portanto, nada melhor que prestar uma singela homenagem nesta data. Para isso, o Auto+ relembra cinco grandes pilotas que fizeram história no automobilismo.
Primeira pilota na Fórmula 1: Maria Teresa de Filippis
Para iniciar a homenagem ao Dia Internacional da Mulher, é preciso voltar no tempo. Em 1958, quando a Fórmula 1 não tinha sequer uma década de história, uma mulher estreou na categoria por conta própria. A italiana Maria Teresa de Filippis foi a primeira a pilotar na F1, chegando em 19º no GP da Bélgica daquele ano. E isso guiando o seu próprio carro, um Maserati 250F, e sem o apoio de nenhuma equipe.
Vencedora em diversas categorias menores, a italiana chegou a ter o apoio da Maserati e recebeu conselhos do argentino Juan Manuel Fangio, um dos maiores pilotos de todos os tempos. No entanto, a equipe italiana saiu da F1 em 1958, e Maria Tereza conseguiu realizar seu sonho de guiar pela categoria na prova belga daquele ano.
Mesmo ficando em uma posição não muito boa, a história foi escrita, e como o carro da pilota já estava bastante defasado em relação ao restante do grid, é possível considerar que a colocação foi bastante significante.
Primeira pilota a vencer na Fórmula Indy: Danica Patrick
A norte-americana Danica Patrick fez história nas principais categorias dos Estados Unidos. Depois de estrear na Fórmula Indy em 2005, e ser uma das maiores promessas do automobilismo do começo dos anos 2000, a pilota se tornou a primeira vencedora de uma prova da categoria. O triunfo foi no GP de Motegi de 2008, marcando o nome da pilota na história.
Além de vencer na Indy, a pilota ainda alcançou outro grande feito na Nascar, outra grande competição a motor dos EUA. Danica foi a primeira mulher a conquistar uma pole na categoria, largando na posição de honra para as 500 milhas de Daytona de 2013.
Primeira pilota a vencer o Rally Dakar: Jutta Kleinschmidt
Na edição de 2001 do rally mais tradicional do mundo, a pilota alemã Jutta Kleinschmidt se tornou a primeira mulher a vencer o Paris-Dakar. Esta também foi a última edição com a tradicional largada na capital francesa, encerrando a tradição. Atualmente, a prova é feita na Arábia Saudita, já que Dakar se tornou apenas uma marca.
Primeira pilota a vencer no mundial de rally: Michèle Mouton
A francesa Michèle Mouton é uma das pilotas mais rápidas da história. Em 1981, durante a etapa de Sanremo do Campeonato Mundial de Rally (WRC), ela se tornou a primeira mulher a vencer uma prova da competição. E o feito foi conquistado com um Audi quattro, justamente na era mais radical da categoria, com os carros tendo potências absurdas.
Primeira pilota a vencer a W Series: Jamie Chadwick
Hoje com apenas 24 anos, a inglesa Jamie Chadwick é uma das pilotas mais promissoras da atualidade, e encerra esta homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.
Em 2020, ela se tornou a primeira campeã da W Series, campeonato que visa dar mais oportunidades para as mulheres e que é exclusivo para elas. Neste ano, Jamie disputa a Indy NXT, categoria de acesso, e segue fazendo parte da academia da equipe Williams de F1.
>> No dia internacional da mulher, Peugeot 308 é eleito carro feminino do ano
>> Piloto fala sobre acidente a 270 km/h nas ruas de Macau
>> Qual a pior Ferrari da história da Fórmula 1?